Dicas para usar a régua de cobrança de boletos na sua empresa

Para qualquer empresa, é fundamental manter a organização financeira em dia, para que assim o negócio possa fluir e avançar ao longo do tempo. Por isso, administrar as receitas e as despesas é parte indispensável.

Um dos maiores temores de qualquer empresa é ter um alto grau de inadimplência, porque isso gera perda de receita com a qual o negócio contava.

A seguir, apresentaremos algumas dicas para que as empresas consigam implementar uma régua de cobrança eficiente, garantindo a menor taxa possível de inadimplência, o que automaticamente torna a gestão financeira mais sólida.

Antes de seguirmos, já convidamos o leitor para, ao fim deste texto, seguir navegando em nossos conteúdos, acessando outros textos. Para saber tudo sobre softwares de organização de gestão, finanças e marketing, acompanhe nosso trabalho na Plataforma Simplifica Mais.

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Uso de softwares para melhor organização

Os avanços tecnológicos permitiram uma grande evolução na automação de processos, evitando que as práticas empresariais precisem de tantos arquivos manuais ou utilizando muitos programas em computadores.

Com um sistema bem estruturado, a empresa consegue ter os dados de pagamento dos clientes em poucos cliques. Assim, é simples dividir as datas de pagamento de cada cliente, além dos valores e outras informações, como dados de contato.

Tendo estes dados em mãos, o sistema consegue planejar, por exemplo, o envio de mensagens padrão para relembrar a data de vencimento dos pagamentos. Assim, não corre o risco de que o pagador se esqueça de cumprir seu compromisso. Nem sempre a inadimplência vem da falta de condições de pagar. Em alguns casos, o que acontece é o puro lapso de memória, já que são muitas obrigações na rotina. Por isso, a régua de cobrança ainda é fundamental.

Portanto, unificar os dados de cada pagador em um software, e a partir disso enviar mensagens de lembrança, é uma dica boa para quem quer evitar a inadimplência.

Além disso, a régua de cobrança pode ser organizada de forma a enviar mensagens progressivas. Uma quando faltar cinco dias para o pagamento, outra três dias depois e assim por diante.

Para que isso seja feito de forma eficiente, ter um software também é essencial, a fim de que a empresa não precise perder tempo enviando as mensagens de forma manual sempre que necessário. Os envios já ficam previamente agendados, evitando trabalho manual que gere desgaste e obrigue os colaboradores a deixarem de fazer outras funções essenciais para o funcionamento da empresa.

Conhecer os clientes é fundamental

Por fim, é importante que a empresa conheça as características de seus clientes, já que esta aproximação também facilita na luta contra a inadimplência. Quais são as formas de pagamento mais usadas? Há características repetidas entre quem fica inadimplente? Os pagamentos são feitos por débito automático, boleto ou outro?

Com estas informações em mãos, é mais simples entender com quem a empresa está lidando e, a partir disso, criar uma régua de cobrança, sempre utilizando um software com capacidade para suprir todas as necessidades e garantir uma boa comunicação com os clientes.

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