Retrospectiva Simplifica+ 2021

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Retrospectiva representa aquele momento clássico em finais de ano, no qual relembramos o que aconteceu de mais importante e marcante no ano.

Relembrar é reviver, por isso essa análise da própria evolução é uma missão que demanda energia, entretanto, no final o melhor é ver que, na verdade vencemos ou aprendemos.

Embora no ano de 2021 tivemos nossas turbulências, aqui na Simplifica+ aconteceu muita coisa boa e esse artigo é uma união do que mais nos marcou nesse ano desafiador de 2021.

Cenário inicial de 2021

O ano começou em pandemia e sabíamos que 2021 seria no mínimo desafiador.

Mesmo com toda a incerteza causada pela COVID-19, ainda assim a economia teve crescimento de 3,2% nos últimos três meses de 2020, o que trouxe otimismo para uma recuperação da economia.

Embora o movimento da economia representou um pequeno crescimento, ainda assim a saúde pública continuava em colapso.

O ano começava com 90 milhões de casos e quase 2 milhões de mortes por COVID-19 acumuladas e até o dia 03/01/21, de acordo com a OMS.

Já com relação à inflação, havíamos fechado acima da meta, o IPCA de 2020 ficou em 4,52%, contra 4% de meta.

De acordo com o histórico da taxa de juros do banco central a última vez que a Selic sofreu reajuste foi em 29 de julho de 2015, quando a taxa básica de juros passou de 13, 65 % para 14,15%.

Já em março de 2021, o reajuste foi de 1,90% para 2,65%.

Só para contextualizar os impactos, a Taxa Selic é uma média dos juros de títulos públicos, além de ser a taxa de juros básica da nossa economia, ela é definida pelo Copom (Comitê de Políticas Monetárias).

A alta da Selic afeta diretamente o bolso dos consumidores, pois impacta os bancos, estes repassam esses impactos em forma de juros em sua operação de crédito e empréstimos.

Na prática alta da taxa Selic beneficia os investidores, mas afeta os consumidores, em contra partida a baixa da taxa afeta os investidores e facilita os empréstimos, logo os consumidores consomem mais, porém esse cenário estimula a inflação.

Por isso a taxa Selic é a principal ferramenta usada para controlar a inflação conforme artigo do Banco Inter.

O ano já começou desafiador, vínhamos de baixas contundentes na economia devido ao avanço da pandemia.

O mercado de forma geral sofreu impactos, mas foi o mercado de trabalho que foi o maior afetado.

De acordo com IBGE, 2020 fechou com taxa de desemprego em 13,5%, a maior em 30 anos, totalizando 73 milhões de desempregados.

Os mais afetados foram setores informais, com 39,9 milhões de pessoas que tinham renda vinda de trabalhos informais, que perderam seu trabalho por conta do avanço da COVID-19.

O ano de 2020 foi um ano difícil, e logo no início de 2021 tudo indicava que seria outro ano preocupante, e de fato vimos várias mudanças impactantes na economia brasileira.

Mesmo com esse cenário desafiador, tivemos várias coisas legais que aconteceram.

Ainda em janeiro a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprova o uso emergencial das vacinas da Coronavac (em parceria com o Instituto Butantan) e da Oxford-AstraZeneca (em parceria com a Fiocruz) em todo o país.

A presidência do EUA passou para o democrata Joe Biden, o que ao menos soou para o mercado como uma abordagem política mais moderada, pois falamos de uma das potências mundiais mais impactantes na economia brasileira.

Vimos o fortalecimento do trabalho remoto, com 22% das profissões brasileiras podendo ser exercidas de forma remota segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Essa alternativa já trouxe mais otimismo para empresas, pois permitiu a continuidade das atividades de forma remota para manter o distanciamento e ao mesmo tempo a produtividade das equipes.

Provamos a consolidação do PIX o qual evoluiu nossa forma de realizar e receber pagamentos.

Teve também, logo no início do ano, no Banco Central o destaque para o Open Banking, dizendo ser o “sistema financeiro do futuro”.

A tecnologia fez sua parte e trouxe para o mercado soluções que ajudaram empresas a superarem os desafios.

Embora ainda tenha sido um ano difícil, a Simplifica+ como uma dessas soluções tecnológicas foi um suporte para diversas empresas.

O 2021 da Simplifica+

Em 2021 tivemos muitos desafios, mas também várias boas lembranças, principalmente na colaboração com nossos clientes na missão de otimizar o atendimento aos seus clientes.

Dentre as novidades e melhorias na plataforma, também falamos do suporte que cada módulo da Simplifica+ representou para nossos clientes neste ano:

Chatbot

Você já deve saber o que é, mas caso não saiba, o chatbot é um programa de computador projetado para parecer um ser humano na conversação com outra pessoa.

Pesquisas mostram que a finalidade dos chatbots no Brasil é 65% voltada para atendimento ao cliente.

Nossa integração de chatbot é uma das novidades que tivemos em 2021 para melhorar a experiência de atendimento dos seus clientes.

Financeiro

O financeiro é um dos departamentos que mais somos atuantes com soluções voltadas a melhorar a produtividade de equipes e substituir o trabalho manual pelo autoatendimento.

Sabemos que o financeiro é um setor importantíssimo e precisa de agilidade e fluidez para não perder tempo com demandas que o cliente pode realizar sozinho.

Permitimos às equipes da Moval, Hope, Pimpolho a focar em atividades mais importantes que trazem mais impactos positivos para a empresa.

Os clientes da Pado, Osklen e Liz ficaram mais satisfeitos por conta da autonomia da proporcionada pelo autoatendimento.

A Dupatri, Ecoflex e Colibri Móveis conseguem agora trabalhar tranquilamente com equipes enxutas, sem a necessidade de aumentar a operação para vencer as demandas do setor financeiro.

Movimentamos mais de R$ 5.3 milhões em 2ª vias de títulos.

Facilitamos a emissão de 2.538.978 segundas vias de títulos.

A função principal do módulo de boletos é permitir ao seu cliente e equipe, verificarem títulos vencidos e a vencer, assim como emitir a 2ª via em qualquer dispositivo.

Mitos do ano:Mas o meu cliente não vai conseguir acessar!

Durante o ano ouvimos algumas empresas com receio de seus clientes não conseguirem acessar nossa plataforma, algo que não é verdade.

Nesse ano ajudamos diversas empresas que achavam que pelo fato de os seus clientes serem empresas pequenas, não acessariam a plataforma. A exemplo disso temos a ForceLine que tem mais de 95% dos seus clientes acessando o portal.

Entretanto, a Simplifica+, por meio da automação de processos, permitiu que clientes, equipes internas, representantes e mais, possam acessar com facilidade as informações que precisam.

Neste ano tivemos uma média de 11 mil novos usuários na plataforma.

Ajudamos a conter a inadimplência

A inadimplência foi e é um tema que preocupa a economia e o mercado.

Em 2020 de forma geral o país vinha de 61 milhões de inadimplentes, algo que já assustava.

Para empresas, no primeiro semestre de 2021 já tínhamos 5,9 milhões de empresas em inadimplência.

Apoiamos diversas empresas na gestão dos índices de inadimplência com soluções que favorecem o recebimento com facilidades para o cliente de nossos clientes, assim como para suas equipes operacionais.

Negociação de Dívidas

O módulo negociação de dívidas ajudou empresas a melhorar seus índices de inadimplência, pois a solução permite ao cliente ver sua dívida com as regras, juros e multas, além de poder simular uma negociação.

Com isso a relação entre clientes e empresas, como a Altenburg, melhoraram, o que trouxe a possibilidade da continuarem a fazer negócios.

Pagamento com Cartão de Crédito

Falando em oferecer alternativas de pagamento para seus clientes, não tem como deixar de falar do nosso módulo de pagamento com cartão de crédito, uma solução que ajudou empresas como a Ogochi e Inbrands a melhorar o recebimento de títulos.

Este módulo permite ao seu cliente pagar títulos com cartão de crédito de forma simples e segura com atualização automática do valor corrigido.

Lembretes de Pagamento

Sabe aquele ditado: “o último a cobrar é também o último a receber”

Ajudamos neste ano a Heanlu e Agricopel a cobrar corretamente seus clientes, certamente isso foi um grande diferencial e otimizou suas réguas de cobrança.

Nos lembretes de pagamento é possível determinar a frequência e a mensagem do lembrete e assim notificamos clientes de forma leve e respeitosa, via e-mail, mensagem de texto e whatsapp.

A tecnologia ajuda a garantir a entrega, pois caso o cliente mude informações como seu e-mail, por exemplo, pode ser que ele não receba seus títulos.

Mitos do ano: – Já temos uma equipe interna para suprir essa demanda!

É normal em empresas que equipes se acostumem a realizar atividades rotineiras, o que precisa ser reavaliado nessa questão é se a atividade pode ser substituída por um processo mais simples e menos manual.

Muitas vezes esse hábito com a rotina pode reduzir a capacidade crítica com a eficiência do processo.

O ensinamento aqui é: embora o processo pareça ser bom, sempre pode ser melhorado, processos operacionais quando automatizados permitem a empresa aproveitar melhor o tempo dos colaboradores em atividade mais importantes.

Neste ano ajudamos equipes a economizar em média 380 horas por mês que seriam gastas em atendimento ao cliente, o equivalente ao trabalho de duas pessoas na operação!

Ajudamos empresas a venderem mais

No setor comercial, facilitamos o acesso a informações por parte do cliente, assim como da equipe interna e representantes.

Auxiliamos empresas a melhorar atendimentos que acabavam tomando tempo e energia das equipes operacionais, no entanto muitas dessas demandas são simples e poderiam ser realizadas pelos clientes.

Inclusive casos em que representantes comerciais tinham que mudar o seu foco total em vendas para, muitas vezes, realizar tarefas como a entregar 2ª via de boleto ao cliente, enviar nota fiscal, acompanhamento do status do pedido etc.

Com mais tempo útil para o que realmente importa os times comerciais puderam concentrar-se em vender mais.

Notas Fiscais

Além da satisfação com seu produto/serviço, o cliente também deve gostar do seu pós-venda.

A Simplifica+ ajudou empresas como a Cortag e Cobra d’água a melhorar a disponibilização de notas fiscais no autoatendimento.

Assim os clientes puderam encontrar suas notas fiscais mais rapidamente, e a empresa otimizou sua gestão de NFe/DANFe com armazenamento digital e acesso fácil.

Nesse módulo é possível fazer download dos arquivos XML/PDF das suas notas fiscais eletrônicas.

Pedidos

Muitas empresas resolvem demandas simples de atendimento como o acompanhamento do status do pedido aumentando a equipe, o que não é uma boa solução.

Neste ano a Simplifica+, facilitou a entrega de informações como histórico de compras e status do pedido de produção ao cliente no autoatendimento.

É comum os clientes pedirem essas informações para o setor comercial, o que resulta em desfoque nas vendas para atender ao cliente.

O atendimento ao cliente é importantíssimo, por isso agilizar essas informações no autoatendimento melhorou a relação de nossos clientes com seus clientes, então suas equipes comerciais puderam vender mais sem interrupções.

Devoluções

A Simplifica+ tem foco em melhorar processos manuais que normalmente são muito complexos.

A devolução de mercadorias é um processo que demanda energia e paciência do cliente e da empresa, pois ambos não gostariam de estar nesta situação.

Descomplicamos o processo de devolução de mercadorias de empresas como a Mar Quente e Dohler através de um workflow simples e intuitivo, no qual clientes e os diversos setores interagem na mesma plataforma.

Ajudamos a organizar e controlar o fluxo de devoluções e as informações são centralizadas e documentadas em todas as etapas do processo.

Com o módulo é possível identificar gargalos internos e externos e, através de um dashboard gerencial, o cliente tem uma visão ampla do processo passo a passo.

Mitos do ano: – Não tenho estrutura interna para hospedar a plataforma!

Algumas empresas ficam com receio quanto a tecnologia, por achar complicada ou até mesmo de valor elevado.

No entanto, nos dias de hoje temos opções acessíveis, tanto em termos financeiros, quanto na implantação.

Por exemplo, a Simplifica+ funciona na modalidade software como serviço (Saas), e pode ser utilizada por meio de pagamentos mensais, entrega excelente arquitetura de software sem precisar aumentar a sua estrutura de hardware e equipe de TI.

A instalação e atualização acontecem na nuvem, e proporciona às empresas uma maneira eficiente de coletar, agrupar e centralizar dados.

Conteúdo Digital

Informações perdidas ou descentralizadas podem tornar-se um grande desafio na hora direcionar o ecossistema em torno do ciclo de vida do seu produto.

​Com o módulo de conteúdo digital ajudamos empresas na gestão de arquivos, nos quais permitimos restringir o acesso a dados privados, assim somente pessoas autorizadas podem saber do teor das suas informações.

Entregamos segurança e infraestrutura, e permitimos à Brinox e Deliz não se preocuparem mais com falta de armazenamento ou até mesmo com o volume de acessos podendo afetar seu servidor.

Somos uma solução Data Driven e ajudamos a tratar dados corporativos com a segurança e o cuidado que seu produto e cliente merecem.

Administração do portal

Como falamos a Simplifica+ favorece ao Data Driven, pois ajudamos no tratamento e análise de dados para orientar a tomada de decisão. 

No acesso de administrador é possível entender o comportamento do cliente através de dados analíticos vindos do uso na plataforma.

Uma novidade no módulo de administração é que agora a plataforma tem autenticação via LDAP, que permite ao administrador gerenciar acessos de maneira rápida e integrada.

Lição do artigo: Vencemos ou aprendemos

A Simplifica+ é um produto Adapcon e traz experiência de mais 20 anos, e nesses anos ajudamos diversas empresas a melhorar a experiência de seus clientes.

Este ano estivemos presentes nos mais diversos mercados como: têxtil, distribuidores, moveleiro, automotivo, alimentício, material de construção, utensílios domésticos, serviços, agronegócios, material de limpeza, software, entre outros.

Neste ano tivemos:

  • mais 190mil usuários cadastrados na plataforma;
  • em média 10mil novos por mês;
  • média de R$5.3Bi em pagamento facilitados nos últimos 12 meses;
  • conectamos a mais de 60 instituições financeiras;
  • fizemos a implantação facilitada de mais de 30 ERPs;
  • mais de 47mil horas economizadas por mês.

A Plataforma é modular e permite que você disponibilize para seus clientes as soluções que estão alinhadas com o momento da sua empresa.

Nossas soluções disponibilizam as informações que seu cliente deseja no momento que ele precisa.

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