Contratações: como vencer os desafios

Pessoas ao redor da mesa em reunião

Se nos últimos anos os desafios para realizar contratações tem aumentado, em 2020 com a chegada da pandemia houve uma revolução. 2021 mostra que as mudanças nunca aconteceram tão rápido no mercado.

Entre erros, acertos e muitas vitórias, gerenciar equipes é fundamental para a longevidade das organizações.

A pandemia tem mostrado a importância de adaptação e a capacidade projetar uma visão de futuro e nessa realidade, profissionais e empresas têm que se adequar.

Neste cenário, a flexibilidade é fundamental e para ter assertividade nas contratações, o diferencial está na capacidade das empresas vencerem alguns grandes desafios. Confira, a seguir:

Priorização da saúde mental

Os efeitos da pandemia impactaram também a saúde mental da população, diante disso, buscar ajuda é fundamental.

A saúde mental é muito importante para que todas as áreas da nossa vida funcionem bem.

No entanto, problemas como ansiedade tem se tornado mais frequentes desde então. 

Existem inúmeras maneiras de promover o cuidado com a saúde mental dentro das organizações, como:

  • Incentivo de prática de esportes;
  • Ginástica laboral;
  • Comunicação aberta;
  • Feedback 360;
  • Iniciativas internas de valorização;
  • Bônus para os melhores do mês;
  • Workshops e meet-ups com foco nesses assuntos;
  • entre outros estímulos…

As empresas são feitas de pessoas, portanto iniciativas que foquem na melhoria do capital humano são ótimos investimentos para a organização.

Novas abordagens para reter talentos 

Repensar às práticas e buscar alternativas em novas estratégias para reter talentos dentro das equipes pode ajudar.

Mas como fazer isso?

Uma cultura empresarial bem consolidada já pode ajudar no engajamento e senso de pertencimento dos colaboradores.

Atualmente, com a ampla concorrência de mercado, profissionais especialistas são raros. Encontrar e reter pessoas que fazem a diferença ficou ainda mais difícil. 

Lapidar, ou até mesmo, identificar um talento pode render tempo, energia e investimento e perder esse talento levará da sua empresa não apenas um bom colaborador, mas também tempo, dinheiro e conhecimento.

Contratar talentos está difícil

Está cada vez mais complexo atrair e reter profissionais engajados com os valores das empresas.

O Brasil sempre foi um país que perdeu talentos para o exterior, pois as empresas estrangeiras oferecem benefícios e salários mais atraentes, levando trabalhadores qualificados das empresas nacionais. Atualmente com a crescente do trabalho remoto, e a alta do dólar, essa concorrência ficou ainda mais acirrada.

Um dos grandes desafios dos times de recrutamento é encontrar perfis qualificados e, mais que isso, efetivar a contratação de forma assertiva. 

A relação entre colaborador e empresa mudou

Nos últimos tempos, acompanhamos uma drástica mudança na relação colaborador e empresa. Por isso fortalecer a comunicação interna nos dias de hoje, além de ser um desafio, é um fator que pode até mesmo determinar a existência das organizações.

Mesmo que a empresa tenha adotado modelos de trabalho remoto é importante investir em comunicação aberta, para que somente o trabalho seja remoto, mas a relação se mantenha próxima.

O mais importante elo que garante a confiança deste relacionamento é o propósito em comum da empresa e colaborador. Este propósito deve estar estampado não somente na marca, mas em toda a cultura organizacional da empresa. 

Atualmente, estudos sobre contratações e processos de melhoria contínua são implantados cada vez mais nas grandes empresas. 

Conte com a gente para saber mais sobre novidades desse mercado desafiador que estamos enfrentando e comece já a superar desafios na sua organização.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, mas com ferramentas certas e talentos motivados, a produtividade é capaz de dar saltos incríveis mesmo que no curto prazo. Fale conosco! 

ola@simplificamais.com.br | +55 (47) 3370-7625 | +55 (47) 99630-0063 | A Plataforma Simplifica+ é um produto Adapcon