Cultura de inovação: como desenvolver na empresa?

Ouça este artigo!

O que você prefere?

Pegar uma fila para pagar suas contas ou pagar pelo celular no conforto da sua casa?

Nos dias de hoje essa escolha só é possível por causa da inovação.

Inovação é a ação de inovar, é tornar algo novo, ou seja, fazer algo como não era feito antes.

O desafio aqui, é saber como relacionar a inovação na cultura da sua empresa, não apenas em produtos, mas em todos os processos da empresa.

No mercado atual a cultura de inovação não é mais um diferencial, mas um dever das empresas que desejam alcançar seu espaço entre tanta competição.

Fica com a gente e entenda como a cultura de inovação pode impulsionar seus resultados!

O que é cultura de inovação nas empresas?

Pode-se dizer que a Cultura de inovação é o uso contínuo da revisão de ações e processos com foco em melhorias, redução de esforços e de custos.

A cultura de inovação tem forte ligação com a prática da experimentação, afinal, é preciso testar para identificar o que funciona e melhorar.

Nas empresas a cultura tem o papel de absorver a inovação para que juntas ajudem a melhorar processos e a qualidade do produto ou serviço.

Contudo, a inovação muitas vezes, é mal compreendida 😕

É comum haver um pensamento de que apenas grandes empresas devem ter uma cultura de inovação, mas não é bem por aí não.

A inovação é uma habilidade do ser humano evoluído que saiu das cavernas para dominar o mundo ao seu redor.

E mais, a inovação faz parte da seleção natural que permitiu nossa evolução, e as empresas no mercado atual precisam aprender a usar a inovação para destacarem-se.

Por isso, inovar é tarefa de todos na empresa, afinal é o que nos diferencia como seres inteligentes, imagino no cenário do mercado de hoje.

Falar sobre cultura de inovação vai além de trazer novidades para seus produtos e serviços, tem a ver com criar novas formas de trabalhar internamente.

Outra confusão bem comum com a inovação é achar que ela deve ser algo feito em segredo por um longo tempo, como se fosse feita por magia para ser anunciada e mudar o mundo.

A inovação é bem menos romântica, é acessível e deveria ser constante quando falamos em cultura empresarial.

A evolução é construída a cada nova ideia, pois empresas que incluem a inovação na sua rotina tornam-se lugares mais favoráveis à criatividade.

Trazer a inovação mais próxima da cultura de uma empresa significa olhar para dentro, rever atividades internas, comunicação com o cliente, o modelo de negócio e por aí vai.

Nesse espaço, tanto gestores quanto equipe estão abertos a criar novas possibilidades.

Esse ponto de vista liberta a criatividade da equipe, permite o surgimento de ideias que se transformam em novos projetos, o ambiente torna-se mais colaborativo e há mais confiança em usar a tecnologia para reduzir ações manuais.

Essa é boa prática para estar a frente no seu mercado de atuação!

Pratique essas dicas cultura na sua empresa

Em meio a tantos benefícios, é claro que você vai desejar um ambiente aberto à inovação na sua empresa.

Para abrir espaço para essa cultura, algumas práticas são importantes.

Incentive a criatividade do seu time

A inovação anda lado a lado com a criatividade, portanto, incentivar a sua equipe a ter ideias criativas é o primeiro passo.

Para tal feito, é interessante que os líderes abram espaço para ouvir as ideias, aperfeiçoando aquelas que não são tão boas, para que os colaboradores se sintam incluídos e desenvolvam essa habilidade.

Tenha uma equipe capacitada

Além de criativos, seus colaboradores precisam ser capacitados e treinados, porque o conhecimento sobre o setor de atuação ajuda a ter ideias bem-sucedidas.

Assim, incentive treinamentos, estudos e demais capacitações no mercado para que os processos, serviços e produtos sejam aperfeiçoados.

Abra portas para novas tecnologias

Uma cultura de inovação anda também ao lado de tecnologia de ponta, é graças a muitas inovações tecnológicas que temos as soluções atuais nas empresas.

Portanto, não seja resistente a novas ferramentas e recursos que podem tornar o trabalho da equipe mais rápido e prático.

Esteja a par do que acontece no mercado

As mudanças hoje no mercado acontecem de forma mais rápida, graças à tecnologia e facilidade em comunicação com público, como é o caso da internet.

Então, você e sua equipe também devem ficar de olho no que está acontecendo no mercado, quais são os produtos, serviços, tecnologias, temas mais recorrentes, antecipando novas tendências.

Essas são algumas das maneiras de implementar a cultura de inovação na sua empresa, para abrir portas para que a criatividade faça morada nesse ambiente.

Além de tornar sua empresa destaque no mercado, esse tipo de cultura também torna os colaboradores mais à vontade, produzindo mais e agregando mais em ideais para a organização.

Lição do artigo!

Todos têm a ganhar quando a inovação é parte da rotina de trabalho, por isso, abra os olhos não apenas para novas tecnologias, como também novas formas de executar atividades e criar projetos.

Se a sua empresa incentiva a cultura de inovação, contribua e pratique além do seu trabalho, no seu dia a dia de forma natural até que seja constante, então muitas melhorias acontecerão.

Para saber mais sobre e outros assuntos é só acompanhar nossos conteúdos.

Leave a Comment

ola@simplificamais.com.br | +55 (47) 3370-7625 | +55 (47) 99630-0063 | A Plataforma Simplifica+ é um produto Adapcon