Como reduzir o custo operacional?

Como reduzir o custo operacional?

Custo operacional se refere a todos os valores que a empresa gasta para exercer a sua atividade. São valores que não podem ser considerados investimentos. São os salários, provisões, compra de matérias e outros, dependendo da atividade da empresa.  

O custo operacional também é conhecido pelos economistas por custos indiretos.  

Diagnóstico do custo operacional  

Independente do porte ou atividade da empresa é muito importante conhecer exatamente quais são os valores gastos com o custo operacional para desenvolver as atividades e alcançar suas metas.  

É um dos itens mais impactantes na organização financeira da empresa.  

Custo operacional em tempos de crise 

Reduzir gastos e melhorar a eficiência operacional parecem ser o grande desafio em meio a atual situação econômica.   

Mas não é. O ideal é promover redução de gastos e ao mesmo tempo assegurar que a empresa tenha um bom desempenho e cresça.  

É desafiador, mas tem que ser planejada e implantada para uma avaliação concreta.  

Até porque a otimização dos custos tem que ser permanente pois é importante base na procura pela eficiência operacional.  

O Ciclo Operacional fica entre ciclos  

Os recursos financeiros asseguram os recursos necessários para a empresa exercer suas atividades.  

Esses recursos são o capital de giro que ativam o ciclo econômico, financeiro e operacional. Cada um dos três ciclos tem sua função o seu tempo. E estão totalmente interligados.  

Ciclo Econômico  

O ciclo econômico tem início quando são compradas as matérias primas e quando a empresa vende o produto final o ciclo é concluído.  

Resumindo o Ciclo Econômico dura enquanto permanece na empresa as mercadorias que se destinam a produção.  

Ciclo Financeiro  

O início do Ciclo Financeiro ocorre quando a empresa paga pela matéria prima adquirida para produzir e quando a empresa recebe pela venda de seus produtos é quando ocorre o fim do Ciclo Financeiro.  

Resumindo esses dois ciclos, o econômico e o financeiro compõem o Ciclo de Caixa.  

Ciclo Operacional  

O Ciclo Operacional é o tempo necessário para finalizar todo o processo.  

Da compra da matéria-prima, produção do produto, embalagens, estoque, pagamentos de fornecedores e comercialização até o recebimento.  

É a operação em que os três ciclos se completam e finalizam.  

E como promover a economia de operacional?  

Todas as informações de que o gestor necessita para tomar decisões estão dentro da empresa, onde sempre estiveram.  

O que muda é a perspectiva de análise dos dados compilados com um objetivo específico: a economia operacional.  

Para tornar todas as informações disponíveis de forma válida e produtiva é necessário seguir uma rotina de documentação e gerenciamento do processo.  

É o chamado “fluxo de trabalho” (workflow) especializado em indústrias que proporciona aos gestores informações seguras para tomadas de decisões mais assertivas e seguras.  

A documentação de conteúdo especializada contribui: para o acompanhamento de trabalhos a serem concluídos e por quem; definir e monitorar prazos para a execução dos trabalhos; apoiar as equipes na compreensão do seu papel para o desempenho de outras fases do processo; tornar os participantes de uma equipe reconhecidos por seus companheiros.  

O treinamento dos colaboradores com ênfase na motivação deve contribuir para colaborar com a redução dos custos indiretos.  

Promover ou oferecer workshops, cursos de especialização, prêmios por produtividade e por outras iniciativas que farão a diferença para a empresa são muito bem-vindas, sem comprometer nenhuma despesa.  

ola@simplificamais.com.br | +55 (47) 3370-7625 | +55 (47) 99630-0063 | A Plataforma Simplifica+ é um produto Adapcon