Figital: o que é e como impactará no futuro do B2B?

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Figital é um conceito tão recente que se você buscar no Google, vai aparecer: você quis dizer: digital!

O Figital é a fusão do físico com o digital, ou seja, a transição de ações e processos antes feitas de forma física ou manual para meios digitais, como soluções tecnológicas.

Por exemplo: há uns 15 anos para ouvir músicas era preciso de um CD e um aparelho de som, hoje basta assinar alguns dos vários serviços de músicas por streaming.

Na prática, o Figital é o resultado da transformação digital de empresas, continue a leitura e entenda mais do assunto.

O que é figital?

O termo tem origem do inglês Phygital, o qual é a junção de Physical (físico) com digital.

Na prática é a combinação entre experiências físicas e digitais, ou seja, é a união dos dois mundos, a fim de criar experiências de valor em mais canais sem limitar-se aos ambientes físico e digital.

Se olharmos com cuidado para o perfil do consumidor atual é fácil constatar que ele é figital por essência, pois para o consumidor o que vale é a melhor oferta, assim ele não fica restrito à loja física ou à internet para comprar.

O figital é responsável por unir o melhor dos dois mundos, combinando os melhores aspectos de cada para oferecer uma experiência de valor aos consumidores.

As gerações Millennials (1980 – 1994) e Z (1995 e 2015) são as que mais têm abertura a estratégia Figital, pois são altamente conectadas.

O objetivo da estratégia é integrar as informações dos clientes, para que, mesmo que ele entre em contato com a empresa por determinado canal e depois em outro, ainda assim a empresa não perde o contexto da comunicação.

Digital

É inevitável não falar de Digital, até porque, na maior parte das vezes, é nele que o físico se transformará.

Para 80% dos CFOs (Chief Financial Office), a transformação digital é uma das cinco prioridades corporativas, segundo a pesquisa 2021 CFO Peer Insights: Digital Transformation and IT Spending Priorities.

E esses dados são alinhados à nossa realidade, pois o Brasil foi um dos 13 países que participaram da pesquisa.

Ainda na mesma pesquisa, 71% dos líderes financeiros (CFO) acreditam que a transformação digital é a chave para o sucesso de sua empresa.

Interligação dos canais

Omnichannel

O figital tem tudo a ver com omnichannel, e na verdade é o que apoia as transições dos processos físicos, leia-se manuais, para o ambiente digital.

A estratégia omnichannel é uma das melhores maneiras de oferecer uma excelente experiência aos clientes, pois nessa abordagem o uso de mais canais, aliado a integração das informações dos clientes tem potencial em entregar mais valor.

Perfil do consumidor omnichannel

As pessoas mudaram muito seus hábitos de consumo, por exemplo há 10 anos atrás não tínhamos tantas soluções tecnológicas como hoje, sem falar que o nível de experiência aumentou bastante.

Estudo da Sales Force aponta que para 51% dos consumidores a maioria das empresas estão aquém de atender suas expectativas quanto à excelentes experiências.

E 80% dos clientes dizem que a experiência de atendimento de uma empresa é tão importante quanto seus produtos e serviços.

E esses mesmos clientes exigem personalização no atendimento, 75% dos entrevistados esperam que o agente saiba quem são e seu histórico de compras.

Nos dias de hoje não basta apenas estar na internet, mas disponibilizar os canais necessários para melhor experiência possível para os clientes, ou seja, além de estar na internet é preciso estar onde seu cliente está.

Realidade virtual

Como é o caso do Figital, assim também a realidade virtual é uma tecnologia voltada à transformação de processos físicos para ambientes digitais.

O exemplo mais comum nesse assunto são os óculos de realidade virtual.

Na prática, algumas lojas do varejo já usam para permitir ao consumidor ver os produtos através dos óculos, além de usar a tecnologia para visualizar os produtos, o consumidor ainda pode interagir com os vendedores.

IoT

Provavelmente melhor maneira de ver na prática ações físicas no ambiente digital será com a consolidação da internet 5g, a qual permitirá uma nova era, a qual já é chamada de Internet das coisas.

Internet das coisas é popularmente conhecida pelo acrônimo IoT, vem do termo inglês Internet of things.

A internet das coisas será o mais alto nível de comunicação, pois permitirá aos objetos – leia-se “coisas”, comunicar dados de comportamento através de impulsos eletromagnéticos na rede mundial de computadores.

Em outras palavras é o principal meio de transformação do físico para o digital, de acordo com o levantamento da Mackinsey os ambientes que obterão maior valor de aplicações IoT serão:

  • Humano: os wearables, que são dispositivos conectados ao corpo humano, como smartwatch, por exemplo;
  • Casa: casas inteligentes mapearão o comportamento do morador e automatizarão ações personalizadas de acordo com padrões;
  • Ambientes de compra: Qualquer lugar aonde pessoas vão para fazer compras, tais como:lojas, bancos, restaurantes, etc;
  • Escritórios: locais nos quais pessoas de áreas mais administrativas trabalham. Por exemplo: gestão de energia e segurança automatizada, otimização na produtividade;
  • Indústrias: Ambientes de produção, locais com rotinas repetitivas de trabalho. Por exemplo: operações eficientes, otimizações no uso de equipamentos e estoque;
  • Veículos: Sistemas dentro de veículos em movimento. Veículos, incluindo carros, caminhões, navios, aeronaves, trens, etc. Exemplos de automação: manutenção baseada na condição, design baseado no uso, análise pré-venda;
  • Cidades: Ambientes urbanos, espaços públicos e infraestrutura em ambientes urbanos. Exemplos de automação: controle adaptativo de tráfego, medidores inteligentes, monitoramento ambiental, gerenciamento de recursos;
  • Externo: Ambientes urbanos e outros ambientes externos, nestes usos externos incluem trilhos de trem, veículos autônomos (fora de localizações urbanas) e navegação aérea. Exemplos de automação: roteamento em tempo real, navegação conectada, rastreamento de remessa;

Geolocalização

A geolocalização é um dos meios com um dos maiores potenciais para uso de estratégia figital.

Com a chegada da internet 5g novas possibilidades darão tração para a transformação digital, a qual representa esse processo de transição do físico para o digital.

Será a nova fase da geolocalização inteligente, a qual permitirá experiências de alto valor para os consumidores através de dispositivos móveis, dispositivos vestíveis de atividades físicas, sensores em veículos etc.

Chatbot

O chatbot é uma tendência que já tem ganhado cada vez mais lugar, de acordo com pesquisa realizada pela Mobile Time, em um ano a quantidade de bots produzidos até hoje no Brasil dobrou, passando de 101 mil para 216 mil.

O tráfego mensal de mensagens trocadas por esses bots, por sua vez, cresceu 27%, subindo de 2,2 bilhões para 2,8 bilhões. E a quantidade de robôs de conversação em atividade no Brasil praticamente dobrou entre 2020 e 2021, passando de 24 mil para 47 mil.

Plataforma Simplifica+

A Simplifica+ é uma solução voltada à transformação de processos manuais em ações automatizadas, ou seja, mudar ações físicas para o digital.

Com a Simplifica+ os clientes podem melhorar funções operacionais, principalmente no setor financeiro, por exemplo:

“Quando um cliente busca atendimento da empresa para obter uma simples segunda dia de boletos, na Simplifica+ o cliente pode acessar sozinho seus boletos vencidos, a vencer, e pode enviar essa segunda via ou copiar o código de barras para realizar o pagamento.”

Além do financeiro, simplificamos também operações comerciais e algumas para o setor de marketing.

Como a plataforma é modular, alinhamos a necessidade dos clientes com nossas soluções, assim caso a empresa esteja começando a passos leves sua transformação digital, conseguimos alinhar às expectativas de melhoria do cliente à sua realidade.

Lição do artigo!

O figital é o meio que representa vários conceitos que falamos neste artigo, e na prática viabiliza essa mudança natural de processos físicos para digitais.

A mudança é natural, pois já vem acontecendo, basta olhar com atenção ao seu redor, e com a chegada de tecnologias como a 5g será cada vez mais presente.

Por isso acelerar o passo da sua empresa rumo a transformação digital não é mais um diferencial, e sim um critério de sobrevivência e competividade.

Quer saber mais sobre como acontece na prática essa transição de processos manuais (físicos) para digitais?

Vamos conversar!

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