Formas de pagamento: quais as mais usadas no mundo?

Ouça este artigo!
Formas de pagamento máquina de cartão de crédito cartões moedas dinheiro em papel cheque pagamento via smartphone

Nenhum negócio existe sem receber pela entrega do seu produto ou serviço, ou seja, ter formas de pagamento é indispensável para qualquer empresa.

Hoje falaremos um pouco de quais são as principais formas de pagamentos usadas no mundo, e por que diversificar as maneiras de realizar transações comerciais é um bom negócio.

O que são formas de pagamentos?

Formas de pagamento são meios usados pelas empresas para facilitar o pagamento de seus produtos ou serviços.

Em outras palavras, formas de pagamento, como o nome diz, são maneiras diferentes de pagar pela aquisição ou uso de um bem.

No ritmo da comercialização de economias emergentes, a facilidade de realizar compra e venda de bens e serviços é fundamental para o crescimento saudável dessas economias.

Durante a história o ser humano sempre diversificou seus meios de pagamento, de formas arcaicas de pagamentos como conchas de búzios, a pedras, metais preciosos, moedas até o conceito de juros.

De acordo com artigo da ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito), a origem do crédito remonta a sociedade suméria, há mais de 3.500 a.C, sendo usado pelos babilônicos, fenícios e romanos.*

As formas de pagamento são soluções que o ser humano tem inventado a milhares de anos e sua função geral é facilitar a compra e venda de bens.

Quais as formas de pagamentos mais usados no mundo?”

No mundo todo atualmente os principais meios estão entre cartões de crédito e débito, carteiras eletrônicas, gateways de pagamento, criptomoedas entre outros.

A Tipalti estima que existam mais de 26.000 regras globais de pagamento.*

As principais empresas de cartão de crédito têm cerca de 23% de participação de mercado em todo o mundo, diz pesquisa da The paypers.

Enquanto mais de 70% de todas as transações são pagas por meios de transferências bancárias, carteiras digitais e em dinheiro.

Embora estejam diminuindo com o tempo, outro meio ainda bastante usado no mundo são os cheques em papel, representam mais de 50% do valor total das transações de pagamentos B2B, diz estudo da Global Payments.

De acordo com levantamento da Adyen, os principais meios de pagamento usados no mundo, são:*

  • França: Cartes Bancaires 80%, PayPal 16%, Cartões American Express 4%;
  • Alemanha: Bancos online: Giropay e Sofort 40%, SEPA Débito Direto 20%, Paypal 18%, Fatura 10%, Cartões de crédito 8%, Outros 4%;
  • Holanda: iDEAL 60%, SEPA Débito Direto 14%, Mastercard 10%, Visa 8%, PayPal 3%, Fatura aberta 2%;
  • Reino Unido: Visa 55%, Mastercard 32%, PayPal 10%, American Express 3%;
  • Rússia: Dinheiro 40%, Online banking (bancos mais populares: Sberbank Online, online promsvyazbank, Alfa-Click) 20%, Cartões de crédito 20%, Carteiras eletrônicas (as mais conhecidas: Yandex Money, Qiwi ) 14%, Outros 2%;
  • Estados Unidos: Visa 59%, Mastercad 23%, American Express 15%;
  • Austrália: Cartões de crédito/débito 52%, Carteiras eletrônicas 17%, Dinheiro/cheques 8%, Cartões pré-pagos 6%, Outros 17%;
  • Japão: Visa 50%, Mastercard 20%, Konbini 17% (transferência), JCB 8% American Express 4%;
  • China: Alipay 35%, Union Pay 22%, WeChat Pay 20%, eWallets menores 16%, Outros 6%, Cartões 1%.

E no Brasil?

Também com dados da Adyen, as formas de pagamentos mais usadas no Brasil são, respectivamente: Visa 42%, Mastercard 32%, Boleto 15%, PayPal e transferência bancária 4%, Outros 4%.

Outra prática comum no comércio entre empresas no Brasil e no mundo, é comprar agora e pagar depois, de forma parcelada ou a prazo.

O processo normal é a empresa compradora passar por uma análise de crédito.

Então, se tudo der certo a empresa fornecedora vende seus produtos com pagamentos em 30, 60, 90 e até 360 dias para pagar no boleto.

Uma forma que vem crescendo a nível global é o NBPL, sigla inglês para Buy now, pay later ou em tradução livre, compre agora e pague depois.

Embora a prática não seja nova, os grandes varejistas estão usando o BNPL como um método de pagamento com a mesma flexibilidade para qualquer compra, por menor que seja.*

Por que oferecer novas formas de pagamento?

Representação gráfica de um cartão de crédito.

Quando o assunto é a forma de pagamento da sua empresa, é preciso de estudo e conhecimento para saber qual é a maneira que o seu cliente prefere pagar.

Afinal, simplificar os meios de receber fará total diferença na hora de receber.

Aqui na Simplifica+, por sermos uma empresa que desenvolve soluções que facilitam o recebimento de pagamentos, vemos que facilitar o lado do cliente é uma maneira de melhorar organização entre cliente e empresa.

Infelizmente ainda existem várias empresas que oferecem poucas formas de pagamento, e isso acaba custando potenciais negócios muitas vezes.

As transações globais B2B não monetárias aumentarão para atingir quase 200 bilhões de transações até 2025, estima a Capgemini.*

Cerca de 55% dos executivos pesquisados ​​disseram que suas prioridades de investimento em tecnologia eram a modernização da infraestrutura de pagamentos, diz pesquisa da Capgemini.

É fundamental olhar para o cenário maior em termos de onde os pagamentos se encaixam na experiência do cliente. As empresas devem ver os pagamentos como uma forma de atrair e reter mais clientes – um diferencial competitivo”, disse Chris Davies, presidente da Europa da Global Payments

O relatório de tendências de pagamentos de 2022 da Global Payments sugere que a melhor solução para setores financeiros das empresas é a digitalização de meios de pagamentos.

A tecnologia vem para melhorar a identificação de onde vão os fundos, com dados que permitem saber ainda mais detalhes, ajudam a aumentar o controle, otimização de fluxo de caixa com redução de erros e de fraudes em pagamentos.

Amplie suas formas de pagamento

Sair de formas manuais e apostar em meios de pagamentos mais inteligentes passará a ser um diferencial competitivo para as empresas.

A Global Payments estima que reduzir o uso de cheques em 10-50% equivale a uma economia de US$ 1,3 a US$ 58,3 bilhões por ano.

O comércio B2C, Business to customer ou negócios para consumidores, evoluiu exponencialmente, algo que não foi acompanhado pelo comercio entre empresas (B2B).

Diversificar formas de pagamento agiliza o tempo para realização de cada nova venda, além de priorizar a praticidade e a segurança do seu cliente.

Por exemplo, o caso do cartão de crédito é uma forma de pagamento segura para o cliente que conta com um ambiente seguro, e para empresa que evita ter muito dinheiro em caixa.

Conheça a solução da Simplifica+ para empresas negociarem dívidas de boletos em aberto com cartão de crédito e ajude o seu cliente a comprar de novo da sua empresa.

Leave a Comment

ola@simplificamais.com.br | +55 (47) 3370-7625 | +55 (47) 99630-0063 | A Plataforma Simplifica+ é um produto Adapcon