Gestão do tempo: técnicas para melhorar sua produtividade

Ouça este artigo!

Quando falamos em tempo, a sensação que logo lhe vem à mente é boa ou ruim?

Espero que seja boa!

O que acontece hoje é que, pelo fato de termos rotinas cada vez mais intensas, seja pessoal ou profissional, o tempo muitas vezes tem sido um problema.

Isso porque estamos sujeitos a vários tipos de distrações diariamente, e elas podem levar o tempo útil da conclusão dessas atividades, e cá entre nós, ninguém gosta de deixar de cumprir com suas responsabilidades, certo?

Então, nesse artigo quero te ajudar a entender como funciona a gestão de tempo e como fazê-la de forma eficiente para que você vença suas atividades do dia a dia e alcance bons resultados. Fica com a gente!

O que é Gestão de Tempo?

A gestão de tempo é o processo de organização e planejamento de atividades de acordo com o tempo disponível para executar cada tarefa sem deixar de fazer nada e cumprir os prazos.

Seu foco está, basicamente, na elaboração de métodos para otimizar nosso tempo e tornarmos mais proativo.

Atualmente, temos que lidar com várias distrações que podem roubar cada vez mais a nossa atenção.

A lista é grande, mas os mais recorrentes são: WhatsApp (sem objetivos profissionais), plataformas de streaming, redes sociais como: Instagram, Tik Tok, Youtube, e por aí vai.

Isso acontece porque, seja através de um celular ou computador, temos muito acesso à internet hoje em dia.

Por isso é tão importante fazer a Gestão do seu Tempo, pois é a maneira mais adequada de reduzir os impactos das distrações no dia a dia.

As distrações, bem como a forma em que ela costuma atrasar nossos afazeres profissionais e objetivos pessoais.

Técnicas para melhorar a sua gestão de tempo

Agora que você já sabe o que é Gestão de Tempo e a sua importância para otimizar nosso dia a dia, confira abaixo algumas técnicas infalíveis nesse quesito:

1. Reduza suas distrações

Primeiro de tudo, o passo principal para caminharmos a uma rotina pessoal e profissional satisfatória, é eliminar as distrações que tendemos a possuir durante o dia.

Essas distrações podem ser pequenas, tais como vídeos no YouTube, muitas mensagens no WhatsApp, vídeos no TikTok e Instagram, memes, e entre outros contextos relacionados.

A dica básica para não se distrair com esse conteúdo é desativar as notificações do seu celular, a fim de que só possa visualizá-los quando abrir o próprio aplicativo — conforme horário programado no seu dia.

Cuidado!

Não evitar as distrações pode se tornar Procrastinação, para entender mais sobre veja nosso artigo:

Procrastinação: o que é, quais as causas, os efeitos e como superá-la?

Assim, você mantém o foco naquilo que estava ou está tentando fazer, mas de forma muito mais rápida e otimizada.

2. Planeje a sua semana

De nada adianta querer que o seu dia seja mais produtivo, se você não sabe o que vai fazer nas próximas horas, ou nos próximos dias.

Por esse motivo, quando anotamos e elaboramos uma agenda com horários específicos de atividades pessoais e profissionais que devemos fazer, o nosso cérebro tende a trabalhar de forma ainda mais direcionada, já que ele entende que tudo está “organizado” e planejado.

Então, busque trabalhar com agenda, e estipule horários específicos para atividades do seu dia.

3. Elimine as pendências

Antes de começar a organizar a sua rotina e adquirir uma Gestão de Tempo eficiente, busque eliminar todas as pendências.

Isso pode ser a visita na casa de alguém, ou ir ao médico, ao supermercado, ou qualquer outra pendência atípica que se encontra fora de sua agenda diária e semanal.

Resolva todas elas, a fim de que seus dias possam ser mais fluidos e organizados, de acordo com a agenda criada para a sua rotina.

Lição do artigo!

Fazer uma boa gestão do seu tempo é fundamental para ter boa produtividade e fazer com que seu dia renda mais.

As dicas acima são apenas o mínimo a fazer para ser mais produtivo, o segredo mesmo está em colocar significado no que você faz, assim por mais simples que possa ser sua tarefa ou trabalho, no final das contas isso dará sentido ao seu esforço.

A vida é muito curta para fazer coisas sem sentido, não é mesmo?

Se este conteúdo fez sentido para você acompanhe nosso blog, aqui você sempre pode encontrar várias dicas e conteúdos sobre o mundo B2B, tecnologia, questões comportamentais entre outros assuntos especialmente feitos para você.


Leave a Comment

ola@simplificamais.com.br | +55 (47) 3370-7625 | +55 (47) 99630-0063 | A Plataforma Simplifica+ é um produto Adapcon