O desafio da transformação digital na indústria

O desafio da transformação digital nas organizações

A transformação digital tem sido uma pauta frequente dentro das empresas e indústria, incluindo os desafios que ela acarreta e seus benefícios. Muitos gestores, de empresas de grande, médio e pequeno porte, já começaram a implementar em seus negócios o processo de transformação digital, visando todos os benefícios que essa medida pode trazer. 

Mas o que é realmente essa transformação digital? Se quiser saber mais sobre o assunto, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas! 

O que é a transformação digital?

A transformação digital, nada mais é que a utilização estratégica de tecnologia dentro da empresa, com o objetivo de otimizar processos, elevar resultados, vendas e produtividade dos seus colaboradores. E quando falamos de usar a tecnologia, o processo vai muito além da utilização de programas e softwares nas rotinas e tarefas da empresa, e sim de uma mudança estrutural que envolve toda a organização. 

A tecnologia evolui todos os dias, e causa mudanças em todos os setores das nossas vidas. Essas mudanças trouxeram uma espécie de urgência e com a popularização da transformação digital, a maior parte das empresas já entendeu a sua importância e já começaram a implementar ações nesse sentido. 

As mudanças necessárias nesse processo não se restringem apenas ao marketing ou ao setor de TI das empresas, sendo necessário englobar toda a organização nessa transformação. Além disso, é uma estratégia a ser implementada em todos os setores da economia. A grande questão está em como realizar esse processo e nos desafios que ele envolve. 

O que é necessário para iniciar a transformação digital ? 

O primeiro passo rumo à transformação digital na sua empresa, é a otimização de tarefas e processos por meio de ferramentas tecnológicas, como aplicativos, softwares e até mesmo social media. O objetivo é facilitar as rotinas e otimizar a performance da empresa como um todo. Essas mudanças podem ser feitas em todos os setores da empresa, mas não se limita a isso. 

Muitas pessoas acreditam que iniciar um processo de transformação digital na indústria, diz respeito apenas ao uso de tecnologia na sua rotina, mas é muito mais que isso. A transformação digital transforma a empresa e a indústria como um só organismo, realizando mudanças muito significativas em suas rotinas, mentalidade e estrutura. É necessário tempo, investimentos, adequação na cultura da empresa, um novo tipo de comunicação entre a empresa e seus parceiros e clientes, etc. 

Vantagens da Transforma Digital na indústria

A implementação de um processo de transformação digital pode trazer inúmeras vantagens para a empresa, como veremos a seguir: 

– Otimização das rotinas e dos processos; 

– Aumento da produtividade dos colaboradores; 

– Agilidade nos processos da organização; 

– Melhoria na qualidade de produtos e prestação de serviços; 

– Diminuição da burocracia, falhas e necessidade de retrabalho; 

– Redução de custos; 

– Campanhas de marketing mais estratégicas e eficientes; 

– Maior segurança dos dados e informações armazenadas;

Aumento na fidelidade dos clientes.

Quais os desafios da Transformação digital?

Resistência às mudanças 

Existe uma grande tendência de alguns gestores se adaptarem a um modelo de gestão menos vertical, com a aplicação de uma postura mais hierárquica no processo de tomada de decisão. A grande questão é que essa postura de comando não é muito adequada ao mercado atual. Dessa forma, o primeiro desafio é a mudança desse mindset, de forma que as pessoas entendam a necessidade de acompanhar as mudanças e transformações da sociedade e do mercado. 

Falta de cultura de inovação 

O processo de transformação digital na indústria não é uma fase, mas uma mudança que deve ser feita de forma permanente nas organizações. Para que isso aconteça, é necessária a participação e o engajamento de toda a equipe e colaboradores. É preciso que todos entendam que esse processo é muito maior do que simplesmente usar softwares em sua rotina, envolve e toda uma mudança estrutural nos processos e na mentalidade de todos. 

Isso que dizer que será necessário criar uma cultura de inovação, a fim de que todos da empresa se sintam preparados e motivados com essa mudança. 

Medo de errar 

Para que o processo de transformação digital possa acontecer, todos precisam estar dispostos a aceitar essa mudança e testar novos métodos e rotinas. Porém, falhas podem acontecer, mas é preciso que todos os participantes dessa nova fase consigam abandonar os velhos padrões e se abrir para as mudanças. 

O principal, nesse caso, é reconhecer que esses erros fazem parte do processo de inovação, e que essas falhas devem ser tomadas como aprendizado. É uma nova realidade e todos estão sujeitos a errar, faz parte do processo de mudança. O ideal é que haja incentivo e apoio por parte da empresa. 

Dificuldade para se adaptar a novas tecnologias 

Dentro de uma indústria, existem pessoas diferentes, com realidades e vivência distintas. Além disso, múltiplas gerações fazem parte de um mesmo time. Enquanto, a cultura digital faz parte da vida das gerações mais recentes, as mais antigas não tiveram um processo de imersão tão intenso, o que pode gerar dificuldades para a utilização de novas tecnologias. Nesse caso, o processo de aprendizado pode ser mais lento e mais complexo, o que demanda um cuidado especial por parte da empresa. 

É preciso que, ao se preparar para essa mudança, a empresa também se prepare para oferecer um treinamento adequado a todos que precisarem de ajuda. Quanto mais os colaboradores entenderem o quanto esses novos processos podem ajudar em sua rotina, mais fácil será o processo de adaptação. 

Falta de planejamento 

Antes mesmo de começar, é preciso que seja feito um planejamento estratégico de todas as etapas do processo de transformação digital. É necessária uma avaliação de todas as mudanças que serão implementadas, além de estabelecer um critério rigoroso sobre quais mudanças serão uteis e relevantes para o negócio. De nada adianta investir em mudanças que não trarão retorno significativo para o negócio. 

O importante é que haja uma avaliação continua de tudo que será feito e o resultado que se espera com essa mudança. 

Agora que você já está por dentro de tudo, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outros conteúdos exclusivos. 

ola@simplificamais.com.br | +55 (47) 3370-7625 | +55 (47) 99630-0063 | A Plataforma Simplifica+ é um produto Adapcon