PIX: O quanto auxilia na economia operacional?

PIX - O quanto auxilia na economia operacional?
Photo by Eren Li on Pexels.com

A chegada do Pix em novembro de 2020 trouxe muitas mudanças para a forma como o brasileiro lida com as transações financeiras. O método de pagamento instantâneo caiu no gosto da população por sua facilidade de uso e por estar disponível a qualquer hora de qualquer dia. 

O Pix não é benéfico apenas para as pessoas físicas. As empresas também têm muitas vantagens a usufruir utilizando a ferramenta. Trazemos três vantagens que a ferramenta oferece para os negócios, e por que ele deve ser considerado como alternativa de pagamento. 

1 – Velocidade do PIX

Os pagamentos feitos com boleto podem levar alguns dias úteis para caírem no banco. O mesmo vale para certos tipos de transferência bancárias, especialmente quando feitas fora do horário comercial. Porém, quando se fala do Pix, a situação muda. 

O fato de a transferência acontecer diretamente do pagante para a conta de quem recebe significa que ela é feita de forma instantânea. Sendo assim, o Pix se prova uma ferramenta mais rápida e prática para a realização de pagamentos. 

2 – Custo operacional reduzido

A impressão de boletos é um processo caro, com uma média de R$2,00 a R$10,00 por emissão. Um boleto pode não parecer muito, mas para empresas grandes, com muitos clientes, o valor pode ficar bastante oneroso. Mesmo para quem trabalha com máquinas de cartão, há que se levar em conta o gasto com as tarifas e mensalidades dela. 

Nesse sentido, o Pix oferece uma grande vantagem, pois não depende de custo algum. Devido a isso, como não depende nem mesmo de maquininha de operação, ele acaba se tornando muito mais barato, com o custo de operação muito pequeno ou até mesmo não existente. Isso sem contar a questão de sustentabilidade, já que a redução na emissão de papéis será bastante significativa. 

3 – Gestão de fluxo de caixa

O Pix facilita também a rotina de controle financeiro. Isso porque, ao registrar as entradas e saídas eletronicamente, ele permite um registro mais preciso da saúde financeira da empresa. Desta mesma forma, é possível controlar os estoques de e-commerce e fazer o balanço do caixa de forma mais simplificada e exata. 

O registro da pessoa jurídica no Pix é feita da mesma forma que o registro de quem é pessoa física. Porém, há uma diferença no número de chaves disponíveis. Enquanto, a pessoa física pode ter, no máximo, cinco chaves associadas ao seu nome, a pessoa jurídica pode ter até vinte. 

Além de mostrar os benefícios do Pix para a economia operacional. Trazemos também soluções para negociação de dívidas. O convidamos para conhecer as vantagens e benefícios de possuir o PIX para empresa, em nosso artigo

Para saber tudo sobre softwares de organização de gestão, finanças e marketing, acompanhe nosso trabalho na Plataforma Simplifica + . Atuamos de forma a ajudar nossos clientes com soluções rápidas e eficientes, entregando sistemas que aceleram processos e transformam o negócio, garantindo maior velocidade de ação. 

ola@simplificamais.com.br | +55 (47) 3370-7625 | +55 (47) 99630-0063 | A Plataforma Simplifica+ é um produto Adapcon