Soft Skills: o que são e como desenvolvê-las na sua empresa?

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Hoje em dia Soft Skills, é um tema muito falado no mercado e são habilidades que a gestão de pessoas busca nas contratações.

Basicamente, soft skills são habilidades comportamentais que demonstram a capacidade de pessoas desenvolverem relações positivas com seu próprio trabalho e com os colegas, o que resulta em impactos positivos no seu ambiente de trabalho.

Entenda melhor como as soft skills podem tornar suas contratações mais assertivas!

Afinal, o que são soft skills?

Soft skills, são um conjunto de habilidades comportamentais e capacidades interpessoais que, quando bem desenvolvidas, ajudam as pessoas a lidar melhor com situações do dia a dia.

Normalmente essas situações são: resolução de problemas, comunicação, relacionamento com colegas de trabalho, assim como outras equipes da empresa e seus clientes e fornecedores, entre outras.

Há alguns anos era menos comum vermos essas habilidades como critérios em recrutamento e seleção, porém os dias de hoje exigem que nossas habilidades de adaptação acompanhem o ritmo das mudanças.

É aí que as soft skills provam o seu valor, pois são habilidades comportamentais que favorecem a inteligência emocional.

E o resultado de orientar seu comportamento baseado em soft skills é a eficiência nas atividades que você mesmo faz, e principalmente nas que colabora com o grupo.

Podemos fazer uma correlação a um outro tema para explicar melhor o porquê da utilidade das soft skills para as pessoas.

Por exemplo, a ideia do “Mundo VUCA”, que embora venha dos anos 90, é uma ótima maneira de ver os recentes e desafiadores anos que vivemos.

  • V é para volatility – volatilidade que representa uma qualidade daquilo que muda constantemente;
  • U é para uncertainty – incerteza é a condição daquilo é incerto, impreciso, duvidoso;
  • C é para complexity – complexidade é a característica daquilo que é complicado, de difícil compreensão;
  • A é para ambiguity ­– ambiguidade é a qualidade daquilo que tem diferentes sentidos, é incerto e indefinido.

Agora imagine, em um mundo com tantas mudanças rápidas e cenários incertos, ainda precisamos entender a complexidade por trás das mudanças para alcançarmos nossa melhor eficiência para obtermos bons resultados.

Hoje em dia é muito comum vermos em anúncios de vagas como “soft skills desejadas”, ao invés da expressão “habilidades desejadas”. Apesar de estarem vinculadas, não querem dizer a mesma coisa. 

Habilidades por si só podem incluir conhecimentos técnicos e científicos, enquanto a expressão soft skills está muito mais ligada às competências humanas.

Inclusive em 2020 o WEF (World Economic Forum – Fórum Econômico Mundial) listou as 10 habilidades de trabalho mais valiosas para os próximos 5 anos. São eles:

1. Pensamento analítico e inovação

2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado

3. Resolução de problemas complexos

4. Pensamento crítico e analítico

5. Criatividade, originalidade e iniciativa

6. Liderança e influência social

7. Uso, monitoramento e controle de tecnologias

8. Programação

9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade

10. Raciocínio lógico, resolução de problemas e ideação

Veja bem, apenas duas delas estão ligadas diretamente à competências técnicas, as demais são todas voltadas para soft skills e derivações.

Qual é a importância de soft skills para empresas?

Como já falamos, as soft skills são compostos fundamentais para a gestão de recursos humanos de uma empresa, pois o bom desenvolvimento delas nos colaboradores ajuda no desenvolvimento da cultura.

Soft skills são úteis tanto para recrutar melhores talentos, como também uma ótima forma de desenvolver os talentos que já fazem parte do quadro de colaboradores.

De maneira geral para as empresas, o cultivo de soft skills em suas equipes podem garantir diversos benefícios, alguns deles são:

  • Melhor clima organizacional;
  • Maior presença de empatia na relação gestão vs colaboradores e vice versa;
  • Capacidade analítica eficiente para lidar melhor com problemas;
  • Tomada de decisão eficiente;
  • Pro atividade e motivação entre equipes, entre outros.

Daria para citarmos vários benefícios, porém o objetivo aqui é mais para ajudá-lo a desenvolver uma orientação de comportamentos na empresa, como se as soft skills, fossem uma bússola para o código de conduta da sua empresa.

Como desenvolver soft skills?

Veja bem, as hard skills são muito importantes, mas as soft skills complementam e tornam o profissional completo.

Imagine a pessoa mais inteligente do seu time, conhece muito, é super estudiosa e domina tudo tecnicamente, mas gosta de fazer tudo sozinha, pois não sabe trabalhar em equipe, não tem paciência para ensinar os outros, não aceita sugestões e feedbacks, não é comprometida com o grupo, e sempre que o time precisa dela todos hesitam em pedir ajuda pois sabem que será um problemão ter que lidar com ela. Faz sentido ter uma pessoa assim no time?

O escritor Claudio Fernández-Aráoz diz que “QI te garante seu emprego, inteligência emocional garante sua promoção e a falta de inteligência emocional fará com que você seja demitido.”

Diante disso tudo, é comum que os gestores de uma empresa desejem saber como desenvolver soft skills em sua organização.

Temos duas notícias aqui, a boa é que soft skills são treináveis e todo mundo pode desenvolvê-las.

A má é que não existe uma fórmula mágica para que isso aconteça, mas vamos dar aqui algumas dicas para ajudar.

Crie um ambiente seguro, “emocionalmente falando”.

Deixe as pessoas a vontade para se expressar, e expressarem suas necessidades, assim você conseguirá identificar melhor quais demandas fazem mais sentido para o momento do seu time.

Desenvolva uma cultura de melhoria contínua.

Desenvolver treinamentos e capacitação, como de autogestão, autoconhecimento, comunicação e relacionamento interpessoal, é uma forma de desenvolver determinadas soft skills em sua empresa.

Torne a decisão colaborativa e participativa.

Fazer com que os colaboradores participem das decisões que impactam o dia a dia deles, aumenta o senso de pertencimento e propósito do time como um todo. Além disso, mais pessoas participando do processo com certeza trará uma pluralidade maior de ideias e soluções.

Invista em comunicação.

Aqui costumamos dizer que comunicação é tudo.

E veja bem, raramente o problema é O QUE as pessoas dizem, normalmente o problema é COMO as pessoas dizem as coisas.

Garanta que o seu time saiba se comunicar e que a conversa flua tranquilamente. Promova gincanas, team-buildings, atividades de entrosamento entre as pessoas do time e entre diferentes times.

Procure mostrar aos gestores que ter um mindset de crescimento é muito melhor do que um mindset fixo, e ter um time questionador e colaborativo faz com que todos cresçam e evoluam.

Existem muitas formas de desenvolver soft skills em uma empresa e, neste conteúdo, listamos apenas algumas. Como dica, avalie a realidade de sua organização e implemente soluções de acordo com esse contexto, para que consiga obter resultados melhores.

A Valeria tem experiência de mais de 15 anos em liderança de equipes e fica a disposição para trocar ideias contigo e pensar em como podemos ajudar você a se desenvolver e apoiar o desenvolvimento do seu time.

Lição do artigo!

As Soft skills são aditivos para melhoria no comportamento das pessoas, o que significa que profissionais mais bem preparados ajudam a alcançar melhores resultados e a conquista de objetivos e desafios das empresas.

Não basta somente falar para sua equipe que é importante, mas incentivar e investir na capacitação e treinamentos baseados em soft skills para consolidar essa cultura em sua empresa.

Esse tema é muito interessante e adoraríamos falar mais, porém você pode ver mais temas como esse aqui no blog.

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