Nenhum negócio existe sem receber pela entrega do seu produto ou serviço, ou seja, ter formas de pagamento é indispensável para qualquer empresa.
Hoje falaremos um pouco de quais são as principais formas de pagamentos usadas no mundo, e por que diversificar as maneiras de realizar transações comerciais é um bom negócio.
O que são formas de pagamentos?
Formas de pagamento são meios usados pelas empresas para facilitar o pagamento de seus produtos ou serviços.
Em outras palavras, formas de pagamento, como o nome diz, são maneiras diferentes de pagar pela aquisição ou uso de um bem.
No ritmo da comercialização de economias emergentes, a facilidade de realizar compra e venda de bens e serviços é fundamental para o crescimento saudável dessas economias.
Durante a história o ser humano sempre diversificou seus meios de pagamento, de formas arcaicas de pagamentos como conchas de búzios, a pedras, metais preciosos, moedas até o conceito de juros.
De acordo com artigo da ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito), a origem do crédito remonta a sociedade suméria, há mais de 3.500 a.C, sendo usado pelos babilônicos, fenícios e romanos.*
As formas de pagamento são soluções que o ser humano tem inventado a milhares de anos e sua função geral é facilitar a compra e venda de bens.
Quais as formas de pagamentos mais usados no mundo?"
No mundo todo atualmente os principais meios estão entre cartões de crédito e débito, carteiras eletrônicas, gateways de pagamento, criptomoedas entre outros.
A Tipalti estima que existam mais de 26.000 regras globais de pagamento.*
As principais empresas de cartão de crédito têm cerca de 23% de participação de mercado em todo o mundo, diz pesquisa da The paypers.
Enquanto mais de 70% de todas as transações são pagas por meios de transferências bancárias, carteiras digitais e em dinheiro.
Embora estejam diminuindo com o tempo, outro meio ainda bastante usado no mundo são os cheques em papel, representam mais de 50% do valor total das transações de pagamentos B2B, diz estudo da Global Payments.
De acordo com levantamento da Adyen, os principais meios de pagamento usados no mundo, são:*
- França: Cartes Bancaires 80%, PayPal 16%, Cartões American Express 4%;
- Alemanha: Bancos online: Giropay e Sofort 40%, SEPA Débito Direto 20%, Paypal 18%, Fatura 10%, Cartões de crédito 8%, Outros 4%;
- Holanda: iDEAL 60%, SEPA Débito Direto 14%, Mastercard 10%, Visa 8%, PayPal 3%, Fatura aberta 2%;
- Reino Unido: Visa 55%, Mastercard 32%, PayPal 10%, American Express 3%;
- Rússia: Dinheiro 40%, Online banking (bancos mais populares: Sberbank Online, online promsvyazbank, Alfa-Click) 20%, Cartões de crédito 20%, Carteiras eletrônicas (as mais conhecidas: Yandex Money, Qiwi ) 14%, Outros 2%;
- Estados Unidos: Visa 59%, Mastercad 23%, American Express 15%;
- Austrália: Cartões de crédito/débito 52%, Carteiras eletrônicas 17%, Dinheiro/cheques 8%, Cartões pré-pagos 6%, Outros 17%;
- Japão: Visa 50%, Mastercard 20%, Konbini 17% (transferência), JCB 8% American Express 4%;
- China: Alipay 35%, Union Pay 22%, WeChat Pay 20%, eWallets menores 16%, Outros 6%, Cartões 1%.
E no Brasil?
Também com dados da Adyen, as formas de pagamentos mais usadas no Brasil são, respectivamente: Visa 42%, Mastercard 32%, Boleto 15%, PayPal e transferência bancária 4%, Outros 4%.
Outra prática comum no comércio entre empresas no Brasil e no mundo, é comprar agora e pagar depois, de forma parcelada ou a prazo.
O processo normal é a empresa compradora passar por uma análise de crédito.
Então, se tudo der certo a empresa fornecedora vende seus produtos com pagamentos em 30, 60, 90 e até 360 dias para pagar no boleto.
Uma forma que vem crescendo a nível global é o NBPL, sigla inglês para Buy now, pay later ou em tradução livre, compre agora e pague depois.
Embora a prática não seja nova, os grandes varejistas estão usando o BNPL como um método de pagamento com a mesma flexibilidade para qualquer compra, por menor que seja.*
Por que oferecer novas formas de pagamento?
Quando o assunto é a forma de pagamento da sua empresa, é preciso de estudo e conhecimento para saber qual é a maneira que o seu cliente prefere pagar.
Afinal, simplificar os meios de receber fará total diferença na hora de receber.
Aqui na Simplifica+, por sermos uma empresa que desenvolve soluções que facilitam o recebimento de pagamentos, vemos que facilitar o lado do cliente é uma maneira de melhorar organização entre cliente e empresa.
Infelizmente ainda existem várias empresas que oferecem poucas formas de pagamento, e isso acaba custando potenciais negócios muitas vezes.
As transações globais B2B não monetárias aumentarão para atingir quase 200 bilhões de transações até 2025, estima a Capgemini.*
Cerca de 55% dos executivos pesquisados disseram que suas prioridades de investimento em tecnologia eram a modernização da infraestrutura de pagamentos, diz pesquisa da Capgemini.
É fundamental olhar para o cenário maior em termos de onde os pagamentos se encaixam na experiência do cliente. As empresas devem ver os pagamentos como uma forma de atrair e reter mais clientes – um diferencial competitivo”, disse Chris Davies, presidente da Europa da Global Payments.
O relatório de tendências de pagamentos de 2022 da Global Payments sugere que a melhor solução para setores financeiros das empresas é a digitalização de meios de pagamentos.
A tecnologia vem para melhorar a identificação de onde vão os fundos, com dados que permitem saber ainda mais detalhes, ajudam a aumentar o controle, otimização de fluxo de caixa com redução de erros e de fraudes em pagamentos.
Amplie suas formas de pagamento
Sair de formas manuais e apostar em meios de pagamentos mais inteligentes passará a ser um diferencial competitivo para as empresas.
A Global Payments estima que reduzir o uso de cheques em 10-50% equivale a uma economia de US$ 1,3 a US$ 58,3 bilhões por ano.
O comércio B2C, Business to customer ou negócios para consumidores, evoluiu exponencialmente, algo que não foi acompanhado pelo comercio entre empresas (B2B).
Diversificar formas de pagamento agiliza o tempo para realização de cada nova venda, além de priorizar a praticidade e a segurança do seu cliente.
Por exemplo, o caso do cartão de crédito é uma forma de pagamento segura para o cliente que conta com um ambiente seguro, e para empresa que evita ter muito dinheiro em caixa.
Conheça a solução da Simplifica+ para empresas negociarem dívidas de boletos em aberto com cartão de crédito e ajude o seu cliente a comprar de novo da sua empresa.