Em 2024, o cenário de pagamentos e transferências bancárias do Brasil vai passar por uma transformação significativa.
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) em parceria com Núclea, empresa de tecnologia do setor financeiro, anunciaram mudanças nas regras para boletos e DOC.
A justificativa para as mudanças é concorrência com o PIX criado em 2020 pelo Bacen (Banco Central), o PIX teve uma ascensão meteórica e se consolidou como o método de pagamento preferidos dos brasileiros, ultrapassando até mesmo os tradicionais cartões de crédito.
A facilidade, agilidade e recebimento quase que imediato dos valores fizeram com que o PIX atingisse um recorde de 160 milhões de transações em um único dia.
E são essas vantagens do PIX que a mudanças nos boletos visam replicar.
Boletos: pagamentos serão processados no mesmo dia (D+0)
A partir de 19 de janeiro de 2024, os pagamentos feitos com boletos serão processados no mesmo dia, conhecido como D+0. E para que isso seja possível, a etapa de liquidação será feita em dois horários distintos no decorrer da tarde.
No início da transição do prazo, até 40% de todos os boletos pagos enviados para compensação serão liquidados no mesmo dia.
A expectativa da Febraban é que o percentual aumente gradativamente até comtemplar todos os pagamentos ainda em 2024.
Atualmente, o processamento do pagamento pode levar até 1 dia útil (D+1).
Mais liquidez e agilidade
Esta atualização é benéfica tanto para quem paga quanto para quem recebe através de boletos.
Para credores como o varejo eletrônico, e-commerce, indústrias ou distribuidoras, que o envio das mercadorias depende da confirmação do pagamento, a mudança vai trazer maior liquidez e melhor experiência para clientes e agilidade nas entregas.
O Fim do DOC
Paralelamente, 2024 marcará também o fim do DOC.
Ativo desde 1985, o DOC deixará de ser oferecido pelos bancos em 29 de fevereiro de 2024. Pessoas físicas e jurídicas terão até 15 de janeiro para agendar envios até a data de encerramento do serviço.
Outra modalidade de transferência que será descontinuada será o TEC (Transferência Especial de Crédito) feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios aos funcionários.
Experiência do cliente e transformação digital
As mudanças a serem implementadas nos boletos impactam diretamente a experiência de compra do cliente , e são um exemplo do uso da tecnologia para a evolução de serviços já existentes.
E você também deve utilizar a tecnologia para melhorar a experiência do seu cliente que precisa realizar pagamento via boletos.
Por isso a Simplifica+ aposta na transformação digital oferecendo a solução de autoatendimento 2ª via do boleto.
Agora os seus clientes podem emitir a 2ª via de boletos atualizadas com apenas um clique, sem a necessidade de interação humana, no portal de autoatendimento que funciona 24h por dia, 7 dias por semana.
A solução de autoatendimento 2ª via do boleto já facilitou 1bi em pagamentos e emite mais de 500 mil segundas vias de boletos por mês.
Agende uma demonstração agora mesmo.