Negociação de dívidas: como reduzir a inadimplência dos seus clientes?

Saiba como tornar mais simples a negociação de dívidas

Em razão da mais recente crise econômica, o número de empresas e industrias que entraram na lista dos inadimplentes cresceu muito e a negociação de dívidas está cada vez mais fazendo parte da rotina. Essa taxa geralmente está ligada à falta de planejamento financeiro e a situação econômica do país, como a inflação, por exemplo. Então, como lidar com essa situação?

Preparamos este artigo com algumas boas práticas, que poderão te ajudar a negociar com esses clientes da melhor forma possível, enfrentando a inadimplência e diminuindo as perdas financeiras para o seu negócio. É muito importante que os empresários saibam lidar e contornar essa situação, para que a quantidade de clientes endividados seja cada vez menor no seu negócio.

Entenda o cliente

Ocasionalmente o cliente pode procurá-lo buscando a resolução das dívidas, mas, em geral, é você quem deve entrar em contato para entender os motivos que o levaram a não arcar com os pagamentos. Tente ser o mais receptivo possível para que o cliente se sinta mais próximo e entenda os dois lados da situação. Dessa forma, você também entenderá o momento em que ele se encontra e poderá negociar de forma mais assertiva, parcelando, se necessário.

O cliente também precisa entender o que ele estará perdendo com a dívida, seja a negativação do nome, a perda de um cartão, restrição de crédito, entre outros. Além disso, algumas empresas realizam consulta ao CPF de um candidato antes de realizar uma contratação.

Elabore um roteiro

Antes de entrar em contato para realizar a negociação de dívidas, faça um planejamento de como toda a negociação deverá transcorrer. Tenha em mãos os dados do cliente, os valores, perguntas que ele pode fazer e as devidas respostas para que ele não te pegue desprevenido. É importante também ter em mente se existe a possibilidade de oferecer desconto ou parcelamento para ele.

Facilite para o cliente

Muitas vezes, o cliente gostaria de efetuar o pagamento do débito, mas, devido a correria do dia a dia, ele não tem tempo de buscar os canais corretos de atendimento para que possa consultar os valores e simular o pagamento. Com uma plataforma inteligente e segura, é possível permitir que seus clientes possam simular condições de pagamento, quitação pelo cartão de crédito ou solicitar a prorrogação do pagamento tudo dentro de regras e condições estabelecidas pele seu departamento financeiro. Conheça 3 dicas de como melhorar a experiência dos seus clientes.

Outras dicas importantes

É claro que não temos como evitar contratempos, nem como prever que um cliente não honrará suas dívidas, não é mesmo? Mas é muito importante realizar a análise de crédito sempre! Isso pode ajudar a evitar boa parte das quebras contratuais e, por sua vez, diminuir as suas perdas financeiras. Precaução nunca é demais.

Seja sempre transparente com o cliente, desde a venda até o momento da cobrança. Supondo que nenhuma tentativa de negociação dê certo, o cliente precisa saber de todas as medidas que serão tomadas para a realização da cobrança, incluindo negativação e protesto por vias judiciais.

Espero que essas dicas o ajudem a melhorar seu processo de abordagem aos clientes inadimplentes e a reduzir suas perdas. Boa negociação!

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