O script de cobrança é uma excelente alternativa para entrar em contato com clientes inadimplentes. Ao utilizá-lo, você consegue elaborar um roteiro amigável, aumentando as oportunidades de sucesso nas negociações.
Dessa forma, sua empresa consegue manter o caixa em dia, otimizando o relacionamento com os clientes. No entanto, para que isso de fato funcione, é preciso elaborar um bom script de cobrança, considerando as mais variadas situações e perfis do público.
O que é um script de cobrança?
Essa ferramenta tem como principal intuito auxiliar nas cobranças durante o contato com um cliente que está em débito. Assim, você consegue levar a negociação de forma mais leve possível, criando um diálogo gentil e eficaz.
Afinal, se os clientes estiverem inadimplentes, a situação financeira da sua empresa acaba sendo prejudicada a longo prazo. A melhor maneira pra evitar que para que isso aconteça, é contar com um processo padronizado para a cobrança, aumentando o sucesso do contato e recuperando o dinheiro do caixa.
Além de padronizar o processo de cobrança, esse documento também faz com que sua empresa mantenha um bom relacionamento com o cliente, de tal forma que a recuperação das dívidas se torna rápida à medida que também personaliza a cobrança para cada situação.
O contato geralmente é realizado pelo telefone, e-mail ou WhatsApp. Mas tudo vai depender do perfil do seu cliente e do momento e situação em que a cobrança está sendo feita.
Como elaborar um script de cobrança?
Primeiramente, é importante que o responsável pela cobrança se apresente em nome da empresa, confirmando também os dados do cliente para que não ocorra nenhum erro.
Antes que aconteça o contato, mapeie o tipo de dívida e o perfil de cada cliente, de modo a entender a melhor abordagem e a forma como ele prioriza seus pagamentos.
Sendo assim, é preciso ter uma régua de cobrança bem definida para que os envios de lembretes sejam feitos conforme a data, tornando-se mais intensos conforme a dívida se estende.
Outra questão que deve ser considerado é o canal mais apropriado de negociação. Conforme o perfil do cliente, será necessário enviar mensagens escritas ou evoluir para um contato através de ligação.
O importante é saber o melhor meio para cada um e adaptá-lo com base na realidade da pessoa.
Importância da notificação de vencimento
Para que o processo de cobrança seja automatizado, o aviso de vencimento de um boleto é essencial. Para isso, você pode enviar um lembrete na semana de pagamento da fatura, para que o cliente se organize e não se esqueça de quitar o valor. A mesma estratégia serve para clientes que estão devendo.
A melhor forma de entender a periodicidade que funciona para cada cliente é testando os envios que mais dão resultado. Nesse sentido, o objetivo é não cobrar diretamente o cliente, mas fazer com que ele lembre que aquele valor precisa ser pago.
O ideal é alcançar um equilíbrio no conteúdo da mensagem, realizando a cobrança para que o cliente não fique inadimplente e, ao mesmo tempo, criando uma relação de proximidade.
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