Como facilitar os processos de logística?
Uma das questões que é problemática dentro de uma empresa e indústria é a política de devoluções de mercadoria. Toda empresa é obrigada a oferecer ao cliente uma devolução dentro de sete dias após o recebimento, ou o dinheiro de volta, isso consta no código de defesa do consumidor (CDC). O cliente tem o direito de desistir do contrato (compra) nesse prazo, mesmo que a transação não seja realizada em local fixo.
Dessa forma, entende-se que uma das prioridades para tirar um projeto de comércio do papel, é ter uma ideia consolidada da logística que será aplicada para a política de devoluções.
Qual frete sairá mais barato, quais dados recolher para minimizar perdas de produtos por mal uso do cliente, quais dados pedir para realizar o reenvio ou estorno sem maiores complicações. São muitos tópicos, de fato, para se preocupar, mas há formas de facilitar isso.
Processos para otimizar a política de devoluções de mercadoria
Algumas medidas podem, e devem, ser adotadas para tornar o processo mais eficiente. Esclarecer esses métodos é nossa preocupação, para assim, criar um relacionamento mais íntimo com o cliente. O próprio consumidor prefere retornar a comprar em um negócio que deixe tudo claro e objetivo. Portanto alguns pontos a serem tomados.
• Respeitar com vigor o CDC, o cliente sabe dos seus direitos, e devemos respeitá-los.
• Criar uma página, um recorte, um documento, algo que direcione a pessoa para um texto completo e claro, das políticas de devoluções de mercadorias da empresa. Além de respeitar as normas, isso passa a confiança de uma empresa séria, e vai resguardá-la de possíveis reclamações que não atendam o que foi previamente estabelecido. Com tudo claro e objetivo menos tempo é perdido com reclamações.
• Defina quais canais de comunicação serão oficiais para os pedidos de devolução. Se será e-mail, telefone, chat. Com isso, você otimiza o tempo, tendo um canal apenas para resolver esse tipo de pendência.
• Deixe claro quais os documentos necessários para fazer a solicitação de devolução. Fotos do produto que deixem visível o estado que está, nota fiscal, código de compra e as demais informações relevantes para o processo.
• Mantenha e-mails informativos automatizados para o cliente, assim ele estará seguro da concretude da devolução e não congestionará os canais humanos de comunicação à toa.
• Tornar a política de devoluções de mercadoria um processo natural, sem criar barreiras que deixem o consumidor estressado. Devemos nos atentar nesse ponto, pois se tudo ocorrer bem, ele será um possível cliente novamente. Entretanto, se algo acontecer que deixe ele irritado, jamais tornaremos a vê-lo novamente.
• Ter preparada toda a logística de entregas. Qual transportadora tem o melhor custo-benefício para contrato e fazer as projeções de gastos.
Dito isso, de fato, são muitos pontos a serem comedidos, importantes e fundamentais para um negócio de sucesso. A relação com o cliente é sempre primordial, e ter esclarecido a política de devoluções de mercadoria é um passo fundamental. No último ano enfrentamos novos desafios devido a Pandemia, em nosso artigo abortamos os desafios que foram intensificando ao logos desses meses.