Desafios logísticos de mercadoria na Pandemia
Os desafios logísticos de mercadoria se intensificaram bastante com a pandemia. Afinal, como lidar com as demandas dos clientes que passam a utilizar muito mais os canais de comunicação virtual? O planejamento e a organização são os maiores aliados das empresas para realizar um atendimento de forma eficaz e, o mais importante, não cometer erros que comprometem a empresa.
Desafios logísticos de mercadoria
A logística da empresa é uma área estratégica que tem relação direta com um bom atendimento ao cliente. Quando o cliente faz uma compra, a primeira coisa que ele precisa é de informações sobre seu pedido. Por isso, a empresa deve fornecer, sempre que possível, um código de rastreio. Assim, o cliente pode acompanhar quando ocorrerá a chegada do produto.
O erro de muitas empresas é achar que tudo termina por aí. Na verdade, o relacionamento com o cliente após a chegada do produto é tão importante quanto o início da venda. O cliente deve sentir que tem acolhimento da empresa caso seja necessário devolver ou trocar o produto. Isso é fundamental para construir uma boa imagem da marca.
Também é importante ficar de olho nas medidas restritivas por conta da pandemia. Em algumas regiões, as entregas podem ser afetadas por conta do horário de funcionamento reduzido dos correios. Por isso, a empresa deve ficar atenta a estas informações e deixar o cliente ciente de possíveis atrasos.
Qual é a melhor forma de organizar a logística da empresa?
Sem dúvidas a melhor forma de organizar a logística da empresa é contar com a ajuda da tecnologia. Hoje em dia não é mais possível contar com a memória para realizar as tarefas diárias. É claro que uma organização pessoal é extremamente válida, no entanto, para atender aos clientes é preciso um sistema mais efetivo. Isso é fundamental para que a empresa não cometa erros ou confusões na hora dos envios e trocas. Este, certamente, é um ponto básico no que diz respeito a um atendimento de excelência. Os problemas do cliente devem ser solucionados com bastante eficiência.
A tecnologia pode ser também uma grande aliada para oferecer um canal de comunicação ativo com os clientes. Por meio de um bom serviço digital é possível que o cliente entre em contato com a empresa de forma mais ágil. Desta forma, ele pode, por exemplo, solicitar a troca de um produto ou pedir para devolver a mercadoria.
A empresa deve estar bem preparada para lidar com este tipo de situação. A forma como o cliente é tratado definirá se ele voltará a fazer negócios com a marca. Esse preparo por parte da empresa ajuda a trazer um retorno positivo no que diz respeito à resolução de problemas. Afinal, nada mais prejudicial do que ter reclamações registradas nos sites de busca.
Uma boa dica para organizar este trabalho todo é utilizar um software que auxilie a gestão. O ideal é que o cliente tenha acesso a uma plataforma onde encontre informações e instruções de forma simplificada.
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