Como usar o script de cobrança?

script de cobrança
script-de-cobranca

O script de cobrança é uma excelente alternativa para entrar em contato com clientes inadimplentes. Ao utilizá-lo, você consegue elaborar um roteiro amigável, aumentando as oportunidades de sucesso nas negociações. 

Dessa forma, sua empresa consegue manter o caixa em dia, otimizando o relacionamento com os clientes. No entanto, para que isso de fato funcione, é preciso elaborar um bom script de cobrança, considerando as mais variadas situações e perfis do público.

O que é um script de cobrança?

Essa ferramenta tem como principal intuito auxiliar nas cobranças durante o contato com um cliente que está em débito. Assim, você consegue levar a negociação de forma mais leve possível, criando um diálogo gentil e eficaz. 

Consequentemente, se os clientes estiverem inadimplentes, a situação financeira da empresa será prejudicada a longo prazo. A melhor maneira pra evitar que para que isso aconteça, é fundamental contar com um processo padronizado para a cobrança, aumentando o sucesso do contato e recuperando o dinheiro do caixa. 

Além de padronizar o processo de cobrança, esse documento também faz com que sua empresa mantenha um bom relacionamento com o cliente, recuperando as dívidas de forma rápida à medida que personaliza a cobrança para cada situação. 

O contato geralmente é realizado pelo telefone, e-mail ou WhatsApp. Mas tudo vai depender do perfil do seu cliente e do momento e situação em que a cobrança está sendo feita. 

Como elaborar um script de cobrança? 

Primeiramente, é importante que o responsável pela cobrança se apresente em nome da empresa, confirmando também os dados do cliente para que não ocorra nenhum erro. Antes do contato, mapeie o tipo de dívida e o perfil de cada cliente, de modo a entender a melhor abordagem e a forma como ele prioriza seus pagamentos. 

Sendo assim, é preciso ter uma régua de cobrança bem definida para que os envios de lembretes sejam feitos conforme a data, tornando-se mais intensos conforme a dívida se estende. 

Outra questão que deve ser considerado é o canal mais apropriado de negociação. Conforme o perfil do cliente, será necessário enviar mensagens escritas ou evoluir para um contato através de ligação. O importante é saber o melhor meio para cada um e adaptá-lo com base na realidade da pessoa. 

Importância da notificação de vencimento 

Para que o processo de cobrança seja automatizado, o aviso de vencimento de um boleto é essencial. Para isso, você pode enviar um lembrete na semana de pagamento da fatura, para que o cliente se organize e não se esqueça de quitar o valor. A mesma estratégia serve para clientes que estão devendo. 

A melhor forma de entender a periodicidade que funciona para cada cliente é testando os envios que mais dão resultado. Nesse momento, o objetivo é não cobrar diretamente o cliente, mas fazer com que ele lembre que aquele valor precisa ser pago. 

O ideal é alcançar um equilíbrio no conteúdo da mensagem, realizando a cobrança para que o cliente não fique inadimplente e, ao mesmo tempo, criando uma relação de proximidade. 

Que tal conferir outras soluções para otimizar os processos da sua empresa? Então acesse nossa plataforma e acompanhe todas as atualizações. 

ola@simplificamais.com.br | +55 (47) 3370-7625 | +55 (47) 99630-0063 | A Plataforma Simplifica+ é um produto Adapcon