Portal do cliente: o autoatendimento da Simplifica+!8 min leitura

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Portal do cliente é um ambiente no qual os clientes podem encontrar informações que precisam sem precisar de um atendente para conseguir a mesma coisa.

O portal do cliente fica disponível na internet, normalmente em uma área restrita no site das empresas, onde integram-se as principais informações que os clientes pedem.

Entenda como o autoatendimento ajuda empresas e seus clientes através do que chamamos de portal do cliente, a entregar mais valor aos seus parceiros, reduzir custos de operação e escalar resultados.

O que é um Portal do cliente?

O portal do cliente é uma área restrita, comumente uma aba no site das empresas, na qual são disponibilizadas informações de uso recorrente dos clientes.

Conforme a imagem abaixo:

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Localização do portal do cliente no site da Adapcon

Qual é a função de um Portal do cliente?

A principal função de um portal do cliente é facilitar a entrega de informações aos clientes.

O melhor de tudo é que ajuda na entrega de informações aos clientes e reduz gargalos de atendimento na operação administrativa.

Para entender se é a hora de automatizar um processo e trazer ele para um portal do cliente, calcule sua eficiência.

Falamos disso em nosso último post, deixo abaixo a parte exata do texto que ensinamos o cálculo, mas vale ler o texto todo tá 😉

🖩 Calcule a eficiência dos seus processos!

Após avaliar e calcular a eficiência dos processos será fácil identificar onde estão os gargalos e os pontos mais críticos.

Essas partes críticas de um processo normalmente exigem muitas ações da operação, como acessar várias ferramentas, gerenciar arquivos, relatórios, planilhas entre outras.

Ao saber quais processos exigem mais ações e tomam mais tempo da operação vale a pena considerar alguma solução de autoatendimento.

É aí que entra o portal do cliente!

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Tela inicial de acesso ao portal do cliente “Simplifica+” da Adapcon.

Essas informações são os pedidos frequentes que chegam até a empresa, seja em um SAC para grandes empresas ou até mesmo a recepção ou o setor administrativo.

É uma situação bem comum, os clientes ligarem na empresa para resolver toda sorte de problemas, e o time administrativo é quem mais atende essas demandas.

O time administrativo, dependendo do porte da empresa, absorve não apenas funções administrativas, mas de financeiro, comercial, pós-venda, SAC entre outras.

Na verdade, em conceitos de administração, o setor administrativo deveria apenas preocupar-se em planejar, organizar, dirigir e controlar.

Até pode parecer simples fazer essas atividades, mas a dinâmica nas empresas é bem mais complexa.

Por vários motivos, os profissionais administrativos da maioria das empresas assumem muitas responsabilidades.

Pode ser pela busca de manter o trabalho, no cenário competitivo, ainda mais em crise, onde as empresas precisam render mais e a competição fica cada vez mais acirrada.

Outra causa é a empresa ser menor e trabalhar com equipes mais reduzidas, o que acaba sobrecarregando os poucos profissionais.

Vários motivos fazem as pessoas assumirem mais funções do que podem fazer, não quer dizer que as pessoas não consigam, mas que deveriam deixar ações simples para a automação e fazer o que a tecnologia não pode.

Típico ponto crítico do processo que o portal do cliente resolve!

Seu cliente ainda liga pedindo boletos?

Nessa ocasião o portal do cliente traz para o autoatendimento algo que sempre toma muito tempo de equipes financeiras no Brasil todo.

Em processos manuais, o que acontece quando o cliente precisa de uma segunda via de boleto?

1. Ligar para a empresa;

2. Pedir pelo financeiro;

3. Identificar-se e pedir qual título deseja;

4. O analista financeiro acessa o ERP para identificar o número do título;

5. Acessa o site do banco que emitiu os títulos;

6. Baixa os arquivos;

7. Prepara um e-mail ou whatsapp;

8. Envia ao cliente.

Na melhor das hipóteses o processo acima pode levar em média 5min do tempo do analista, porém é comum empresas se acostumarem tanto a realizar essa atividade e não percebem que várias ocorrências de 5 min ou mais, quando somadas levam bastante tempo no final da conta.

Com a Simplifica+ é supersimples e rápido gerar uma segunda via de boleto, os passos são:

1.Abrir a plataforma Simplifica+ (no computador ou celular);

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Tela inicial responsiva de acesso ao portal do cliente da Adapcon.

2.Inserir seus dados de acesso;

3.Clicar no módulo financeiro;

4.Baixar seu título via PDF ou copiar a linha digitável e pronto!

Esse breve processo na Simplifica+ pode acontecer em menos de 1 minuto!

E melhor ainda, o seu cliente faz isso sozinho, sem precisar ligar para a sua empresa!

Deixar o cliente esperando já é muito ruim para a empresa, mas pode ser pior ainda não ter recebido o pagamento do boleto que o cliente não tem em mãos, por isso facilitar a chegada desse título ao cliente é importantíssimo.

Aqui dei apenas o exemplo de boletos, mas a Simplifica+ é a prova de que há muitos processos nas empresas que buscam na tecnologia uma maneira de torná-los mais eficientes.

Para empresas que estão super bem, vendendo e aumentando as vendas é preciso também investimento constante em melhorias na experiência dos clientes.

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O que fazer?

Vemos muito as empresas tentarem enxugar os custos ao máximo, mas gastam ao aumentar equipes da operação administrativa, financeira e até comercial, sendo que as vezes a solução (mais barata e mais segura) é através da tecnologia.

As equipes mais eficientes do mercado têm estrutura enxuta, pois dessa forma as capacidades desses profissionais estratégicos são mais bem aproveitadas.

A Simplifica+ otimiza processos que tomam tempo do cliente e dinheiro da empresa.

Fale conosco para melhorar a experiência do seu cliente!

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