Como soluções de marketing ajudam outros departamentos da empresa?

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As soluções de Marketing podem ajudar as empresas de diversas formas além dos esforços de vendas.

No blog de hoje falamos sobre como o departamento de marketing de empresas B2B pode ajudar a melhorar os resultados operacionais.

O que são e por que usar soluções de Marketing?

O Marketing é composto por um conjunto de atividades que visam alinhar a produção e oferta de bens de consumo ou serviços para suprir as necessidades de consumo das pessoas certas na hora certa.

Marketing vem da junção do termo em inglês “Market” ou “mercado”, que é também um verbo usado para referir se ao ato de vender, mais o “ing”, que tem a função de gerúndio e dá continuação ao verbo.

Sendo assim podemos dizer que o marketing é a ação de comercializar, anunciar ou promover algo unindo ofertas a necessidades de forma contínua.

As soluções de marketing ajudam às empresas tanto em termos mercadológicos no marketing tradicional, como na comunicação interna (endomarketing), marketing digital, de conteúdo, inbound e outbound marketing e mais diversas formas.

A diversidade de ações e soluções de marketing se deve a todo estudo e aplicação do conhecimento em vendas que o marketing traz.

Por exemplo, é comum às pessoas relacionarem pessoas com uma network de sucesso a um bom “marketing pessoal”.

O marketing hoje engloba um amplo composto de soluções que focam em conectar produtos e serviços a pessoas.

As soluções de marketing usam conhecimento em vendas somado à inteligência de mercado e entendimento sobre comportamentos de consumo para ajudar as empresas a conectarem-se com as necessidades das pessoas e oferecer soluções de valor.

Como entender quais soluções de marketing fazem sentido para sua empresa?

Hoje existe uma infinidade de soluções de marketing para os mais diversos nichos de mercado, e muitas delas fazem sentido apenas a alguns segmentos de mercado.

Como você conhece seu negócio como ninguém, provavelmente você tem ideia de qual forma de comunicação e padrões visuais que agradam seus clientes, certo?

Sim, é certo, no entanto o marketing traz ao negócio uma visão mais aguçada em termos mercadológicos, de comportamento de consumo e identificação de públicos.

No marketing muitas das atividades que eram feitas, como se diz: “na raça” tornaram-se soluções de marketing que mais atualmente se firmaram como ferramentas do dia dos profissionais de marketing.

Dentre os esforços de marketing estão diversas estratégias que se complementam na busca por melhorar a receita de vendas.

Independente de segmento, no marketing os esforços essenciais complementam-se entre os processos de análise de mercado, pesquisa e a segmentação de público, definição de estratégia, planejamento de ações e acompanhamento dos resultados.

Muitas das soluções de marketing são basicamente novas formas de ver e sentir experiências com ponto de vista de usuário, e readequar a comunicação para ofertar valor às pessoas certas na hora certa.

As soluções de marketing mais presentes nas empresas são em sua maioria relacionadas a imagem e a comunicação da marca.

No entanto, o marketing tem diversas frentes no mercado, entre soluções de marketing tradicional até o digital, o diferencial da visão de marketing é adaptar experiências de compra às necessidades de consumo.

Como o setor de marketing de empresas B2B pode ajudar a melhorar os resultados operacionais?

O marketing ajuda essencialmente a vender mais e os esforços, como falamos antes, são essas ações focadas em melhorar a performance de vendas.

Uma das principais contribuições do marketing interno nas empresas é melhorar a imagem da marca e ajudar a organização a humanizar a comunicação com sua audiência.

Na busca do marketing por aumentar os resultados positivos ele usa diversas estratégias para alcançar seus objetivos.

Essas estratégias envolvem além dos estudos de mercado, de comportamento e público ações relacionadas à marca e o seu valor agregado.

Há inclusive o neuromarketing, uma área recente do marketing que usa estudos de psicologia, neurociência, antropologia etc., para entender as necessidades, motivações e padrões de consumo.

Além destas frentes citadas uma parceria que tem dado muito certo é do design com marketing, dessa união o marketing usa do conceito de branding do design para gerir a marca.

Branding

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É uma estratégia focada na gestão da marca, nela a marca tem seu posicionamento ajustado de acordo com o público correto e nesse processo são aplicadas ações focadas em gerar valor e autoridade, percepções essenciais na decisão de compra.

Na Simplifica+ por trabalharmos com grandes empresas de moda, percebemos essa importância do branding e para tornar uma melhor entrega de materiais de venda como catálogos criamos o catálogo digital.

Catálogo Digital

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Visualização de cliente no Catálogo Digital da Simplifica+.

A empresa que deseja vender hoje precisa ter imagens que representem sua qualidade, autoridade e posicionamento no mercado.

O uso de imagens de qualidade é um dos fatores mais importantes na divulgação e crescimento da sua marca.

Com o Catálogo digital sua empresa engaja seus clientes com uma experiência digital do seu catálogo de produtos.

O produto ganha mais qualidade em formato digital, sem falar que não perde suas propriedades de cor e definição.

No Catálogo digital é possível adicionar imagens em alta definição dos seus produtos e também informações descritivas.

Seu cliente pode organizar buscas usando filtros de categoria e grupo, pode também “Curtir” os produtos que mais gostar e compartilhar imagens por e-mail e whatsapp.

Com essas e outras possibilidades do catálogo digital seu produto terá o destaque que merece.

O catálogo digital é a evolução do catálogo físico!

Colaboração entre equipes

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Além do branding a colaboração entre equipes é outro ponto que percebemos no processo que poderíamos melhorar com o autoatendimento.

A colaboração entre equipes é o diferencial de empresas de sucesso.

Um problema comum em muitas empresas é lidar com seus processos de maneira setorizada, o que é conhecido no mercado como uma mentalidade de silos.

Silos são aqueles grandes reservatórios de grãos, mas aqui a referência de silos organizacionais representa a falta de colaboração e integração entre equipes.

O fato de equipes colaborarem apenas com seu próprio departamento atrapalha a comunicação, as entregas e por consequência afeta os resultados.

O desafio é melhorar o nível de colaboração entre as pessoas, processos e dados.

Pesquisa da SAP diz que quase um terço das empresas diz trabalhar com processos altamente complexos, e 37% dizem o mesmo para colaboração externa.

Outra pesquisa da consultoria Accenture levantou o percentual de colaboração e integração por setores, apontado por executivos como os mais críticos para o sucesso, como a seguir:

  • TI (95%);
  • vendas e serviços (90%);
  • finanças (88%) e;
  • marketing (85%).

Nesses resultados vemos que não somente o marketing carece de meios mais efetivos de colaboração, mas todos os times da operação administrativa.

Compartilhamento de arquivo

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Visualização de cliente no Compartilhamento de arquivo da Simplifica+.

Para sanar esse entre outros problema criamos o Compartilhamento de arquivo, um canal para entregar conteúdo digital exclusivo da sua marca, como catálogo, book, materiais para redes sociais, arquivos para impressão, cartilha de orientações e uso da marca, novidades, e muito mais.

É ótimo quando o cliente reproduz sua marca no ponto de venda, certo!?​

Mas para o sucesso da ação seu cliente precisa saber como reproduzir sua marca.

Já pensou se sua logo desatualizada ou imagens de baixa qualidade, estejam sendo usadas em materiais de PDV, provavelmente não garantiria o impacto visual planejado, não é mesmo? ​

Clientes e representantes, tendo sempre à mão informações e arquivos como: catálogos e materiais de marketing com novidades, arquivos técnicos, organização de comissões entre outros.

Em tempos de LGPD, qualidade no tratamento dos seus dados é essencial, sem falar que a consolidação e o crescimento da sua marca dependem tanto da qualidade das informações, quanto o meio pelo qual você as disponibiliza.

Tudo em um único local com acesso fácil em qualquer dispositivo, o seu produto pode vender mais!

Fale conosco para te ajudarmos a dar mais um passo a rumo a transformação digital!

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