Análise SWOT: uma base para tomar decisões assertivas!

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A análise SWOT é uma ferramenta de diagnóstico ambiental, na qual são levantadas informações sobre as forças e fraquezas no contexto interno, e oportunidades e ameaças do ambiente externo do negócio.

Essa técnica traz base para melhorar a tomada de decisões, pois destaca informações-chave da situação que o negócio se encontra e prevê situações que terá que lidar no futuro.

Bastante usada em planejamentos estratégicos, a análise SWOT ajuda a identificar e definir o melhor caminho a ser seguido pela empresa, para atingir seus objetivos dentro de um cenário previamente analisado.

Análise SWOT, um raio x do ambiente de mercado

SWOT é o acrônimo para Strength (Forças), Weakness, (fraquezas) Opportunities (oportunidades), threats (ameaças), parâmetros que norteiam a classificação das informações da análise.

No Brasil é um tanto conhecida como análise F.O.F.A, porque na prática, forças e oportunidades/fraquezas e ameaças ficam seguidos no quadrante, conforme imagem abaixo:

Na ordem do quadro, são avaliados os ambientes, interno e externo, focando nos atributos úteis e prejudiciais do negócio.

As informações organizadas sobre o ambiente mercadológico são essenciais para direcionar os passos da empresa em um planejamento.

A análise SWOT ajudará a avaliar melhor o ambiente e embasar a tomada de decisão, o que auxiliará na definição de planos de execução e metas, até então chegar ao objetivo.

Por que e como fazer sua análise SWOT?

A análise SWOT é baseada em informações, aí então entra um passo fundamental, a organização de dados e recursos Data Driven, ou seja, orientados por dados.

A Simplifica+, por exemplo, é uma solução Data Driven que ajuda a gerir dados da operação de maneira mais segura, escalável e, ao mesmo tempo, muito simples.

Soluções Data Driven, como a Simplifica+, favorecem à tomada de decisão, o que facilita reunir grandes volumes de dados de forma ordenada e prática, quando for necessário em ocasiões de planejamento.

Sem falar que durante o planejamento estratégico, os recursos de autoatendimento da Simplifica+ permite que seus clientes busquem as informações que precisam, sem ter que interromper sua operação focada no planejamento estratégico.

💡Libere mais tempo da sua equipe para atividades estratégicas, e use os dados da operação para tomar melhores decisões.

A análise SWOT é um diagnóstico de mercado, usado para medir o ambiente de negócios.

Seus resultados trazem mais clareza à visão empresarial sobre o que é preciso saber para definir a melhor estratégia, para o momento presente e futuro do negócio.

Por estes, entre outros motivos, a análise SWOT é uma das ferramentas mais efetivas para medir o ambiente de forma estratégica.

Faça você mesmo!

A tarefa nesse momento é reunir informações sobre sua empresa, listar um breve histórico, missão, visão, valores, objetivos e até mesmo destaques da cultura.

Liste seus três principais concorrentes e aplique uma “mini análise SWOT” em cada um deles para entender de forma mais clara onde existem oportunidades e ameaças.

Comece com análise interna, revise a situação real na qual sua empresa se encontra, avalie os resultados do ano que passou, se possível compare-os com números outros anos.

Nessa etapa é importante usar os dados referente aos resultados obtidos, como indicadores, informações de desempenho, relatórios, documentos e informações que tragam fontes de conhecimento para tomada decisão.

Opte pela objetividade e liste seus pontos mais fortes, o ideal aqui é levantar os melhores, ou seja, apenas características que favorecem seu negócio em relação aos concorrentes.

Na sequência liste também seus principais pontos fracos, no caso, aquelas situações ou condições que desfavorecem seu negócio no segmento.

Chegamos então à análise externa, na qual são levantadas as informações externas de mercado, ou do macroambiente.

A começar pelas oportunidades, possibilidades ou lacunas de mercado, chances de oferecer soluções específicas.

Algumas dessas oportunidades podem ser problemas de mercado/nicho sem soluções satisfatórias, quais as dificuldades dos concorrentes, influências sociais/políticas que podem ser favoráveis, novas tecnologias favoráveis, etc.

Na segunda parte da análise externa, avaliamos as ameaças, fatores incontroláveis que podem reduzir os resultados.

Ameaças comuns são: oscilações na economia, tempo de adaptação às tecnologias, impactos de legislação e regulamentações do segmento, impactos por mudanças culturais, entre outras condições que influenciam o negócio.

Sua base de conhecimento para tomar decisões assertivas

Como sequência ao planejamento use as informações descobertas na análise para implementar melhorias, com vários pontos importantes de forma visual será mais fácil identificar onde estão as oportunidades do mercado.

Como acontece em todo plano, é preciso de ações previstas para resolver problemas identificados, agir para aproveitar as oportunidades e assim por diante.

Use todas as informações da análise para direcionar as ações que serão executadas como consequência, assim como seus motivos, responsáveis, prazos e o acompanhamento da realização dessas ações previstas.

Tomar decisões assertivas é sempre um desafio, por isso, faz sentido usar todos os recursos disponíveis, como análise SWOT e também tecnologias que facilitem o processo.

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