Comissão de vendas: definição, tipos e como calcular?

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Imagem: Freepik – Comissão de vendas é um incentivo para a equipe comercial, saiba mais sobre essa estratégia.

A comissão é um direito previsto na lei nº 3.207 de 18 de julho de 1957:

“Art. 2° – O empregado vendedor terá direito à comissão avençada sobre as vendas que realizar”.

O que é comissão de vendas?

Comissão de vendas é uma gratificação monetária variável como recompensa na prestação de serviços ou venda de produtos.

As empresas usam mais de um tipo de comissionamento, pois o mais adequado é testar o que funciona para cada caso.

A comissão é um dos pontos mais importantes do processo comercial, isso porque a comissão motiva os vendedores a buscarem alcançar suas metas.

Embora existam empresas que não comissionem como incentivo, esta estratégia faz sentido para muitos vendedores, pois é um motivo a mais para buscar resultados.

Comissão de vendas traz incentivo ou recompensa em dinheiro, como forma de estímulo das empresas para seus vendedores alcançarem as metas e os resultados comerciais.

Como calcular a comissão de vendas?

O percentual de comissão de vendas difere de negócio para negócio, com percentuais que podem ser de 1% a 5%, raramente chegando a 10% e praticamente nunca acima disso.

No entanto, a fórmula do cálculo é a mesma, no caso:

Valor total de vendas x porcentagem = comissão de vendas

Por exemplo: O vendedor vendeu R$80.000,00, com uma comissão de 4%, dividindo 100 o resultado é 0,04.

Cálculo: 80.000 x 4% = 80.000,00 x 0,04 = R$3,200 de comissão de vendas.        

Para não calcular na mão você pode usar nossa planilha, que além de ter uma calculadora de comissão, também traz recursos de organização de vendas.

Compartilhe essa planilha com parceiros de empresas menores, que talvez não tenham tantos recursos automatizados, assim você os ajuda a organizar melhore suas vendas e comissões.

Como atualmente a tecnologia já faz muito do que precisaríamos fazer manualmente de forma automática, pode ser que o sistema de gestão ERP da sua empresa já calcule as comissões.

A planilha é de uso pessoal, levando os vendedores e também seus parceiros a alinharem-se mais às metas e objetivos da empresa, trazendo mais previsibilidade em suas vendas.

Caso você reconheça esse cenário, compartilhe essa planilha com seus clientes de empresas menores, o qual fará sentido ter uma planilha como está para ajudá-lo.

Hoje a tecnologia já faz de forma automática muito do que era feito na mão, por isso o intuito aqui é que você entenda como é feito esse processo.

Principais tipos de comissão em vendas

Embora a porcentagem de comissão de vendas possa variar conforme o estipulado pela empresa, os principais tipos de comissão são:

  • Comissão de vendas: a comissão aqui é calculada sobre as vendas realizadas, podendo ser paga no ato da venda ou com o salário;
  • Salário fixo mais comissão: neste caso o vendedor recebe um salário que pode corresponder de 60% a 80% fixo e o restante varia como percentual de comissão;
  • Comissão pura: é um tipo de remuneração quase totalmente de baseado na comissão, nestes casos ainda existe um salário fixo que é conforme a CLT;
  • Comissão por faturamento: a comissão aqui varia conforme a receita bruta que a empresa alcançou, neste caso também a porcentagem é avaliada pelas empresas;
  • Comissão por margem de lucro: neste caso a comissão é calculada com base no lucro obtido a cada mês;
  • Comissão por recebimento: esse é o tipo de comissão mais comum em empresas de Software como serviço (SaaS), pois depende do recebimento da mensalidade;
  • Comissão por resultados de equipe: neste caso a comissão é paga quando a equipe atinge a meta proposta e compartilhada com os membros do time comercial;
  • Comissão escalonada: é também designada por proporcional, pois é aplicada proporcionalmente ao rendimento alcançado nas vendas feitas, ou seja, recebe um percentual de comissão proporcional a sua venda;

Com a diversidade de empresas no Brasil, é certo que existam outros meios de recompensar os vendedores.

Se você estiver muito interessado no assunto e buscar, é possível que encontre outros meios de as empresas comissão.

Existe vida, além da venda sem comissão!

Algumas empresas, inclusive, não trabalham com comissionamento, porém trazem outras ações que suprem essa lacuna de motivação do time de vendas.

Um exemplo é o da empresa Pet Foods Experts, como relatado no artigo da Hubspot “A comissão não é o único motivador de vendas. Veja como uma empresa acabou com elas.

Neste artigo eles trazem uma maneira diferente de pensar os incentivos de venda, na prática, eles colocam os clientes em primeiro lugar e recompensam seus vendedores se eles fizerem o mesmo.

A recompensa ao seu vendedor pode ser algo que faça mais sentido para ele do que uma simples porcentagem sobre vendas.

As recompensas podem ser produtos que eles desejam, viagem, vale presente, um jantar especial no melhor restaurante da sua cidade, objetos de uso pessoal e as opções limitam-se à sua criatividade.

O fato de colocar os clientes por primeiro garante que as vendas aconteçam, pois, a relação comercial será justa, nenhum vendedor terá que empurrar vendas para bater metas e acabar lesando o cliente.

Conforme apontado no artigo da Hubspot, o problema na comissão por venda é que o vendedor não vende pela paixão no produto/serviço, pela empresa ou pelo cliente, mas pelo dinheiro apenas.

Colocar seu cliente a frente é uma das maneiras mais efetivas de melhorar a receita.

E vale a pena olhar para o processo comercial e avaliar em cada caso para saber se faz sentido manter o comissionamento ou um sistema de recompensas por resultados alcançados.

Conclusão

Aqui falamos sobre as formas de comissionar e incentivar sua equipe de vendas, é certo que colocar o cliente em primeiro lugar traz maiores possibilidades de ganhos.

O objetivo deste material é expandir suas perspectivas, seu cliente pode sair ganhando e sua equipe também.

E caso sua empresa já conte com tecnologia que faça essa organização comercial de forma automática, compartilhe nossa planilha de organização de vendas com aqueles clientes seus que ainda não têm esses recursos.

Considere conhecer a Simplifica+, uma plataforma de autoatendimento comercial, na qual seus clientes podem buscar notas ficais, XML, realizar devoluções de mercadorias, acompanhar o seu pedido de produção, acessar catálogo digital de produtos e muito mais:

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