Previsão do Banco Central é que o Pix Automático esteja disponível em outubro de 2024. Entenda!

Ouça este artigo!

Anunciado pelo Banco Central ainda em 2023, o Pix automático é uma modalidade feita para atender as necessidades dos consumidores que utilizam produtos e serviços recorrentes como água, luz, condomínio, academias, faculdades e até produtos digitais, como streaming e aplicativos.

A principal vantagem é os usuários poderem autorizar previamente transações periódicas em suas contas sem a necessidade de autenticação no momento da transferência.

Segundo o cronograma divulgado, os testes homologatórios se iniciam em agosto e a previsão é que o Pix Automático esteja disponível em 28 de outubro de 2024.

Pix Automático x Débito automático: Qual a diferença?

Embora o serviço de pagamentos recorrentes já exista com o Débito Automático ofertado pelos bancos, ele apresenta limitações em sua oferta.

Atualmente, para uma empresa disponibilizar débito automático aos seus clientes, é necessário realizar um convênio com cada banco ou instituição financeira diferente.

O que acaba acontecendo é que apenas os clientes de grandes bancos conseguem ter acesso, à medida que bancos e instituições menores tem baixa procura para adesão do débito automático.

O Pix Automático se diferencia justamente neste quesito, as empresas não precisarão mais fechar acordo com diferentes bancos.

Para ofertar o Pix Automático para todos os seus clientes, basta a empresa fechar acordo com um único banco que ofereça essa modalidade.

Pix automático x Débito automático

“Todos os usuários de todas as instituições do Pix estarão aptos a usar o Pix automático, abre possibilidade para que instituições pequenas entrem nesse mercado”, Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC.

Como Funciona o PIX Automático?

Há duas maneiras de o cliente aderir à modalidade de Pix Automático. Confira:

  • O cliente sinaliza que deseja pagar com Pix Automático.
  • A empresa envia a proposta de Pix automático ao cliente;
  • O cliente recebe notificação no celular para confirmar autorização de pagamento via Pix Automático.

A outra opção é:

  • A empresa envia fatura do mês com a opção de pagamento Pix automático;
  • O cliente paga a conta do mês via QR Code e confirma se quer aderir ou não ao pagamento via Pix Automático.

O Pix Automático será cobrado?

Depende. Para pessoas físicas não haverá cobrança de tarifas.

Para pessoas jurídicas que desejam ofertar o Pix Automático, a cobrança de tarifa dependerá de um acordo baseado na negociação entre o banco e a instituição financeira envolvida.

Como vai funcionar a oferta do Pix Automático?

Para Pessoas Físicas:

Segundo determinação do Bacen, os bancos serão obrigados a ofertar para todos os clientes que desejam pagar via Pix Automático.

Importante: O Pix Automático só pode ser feito para pessoas jurídicas, com CNPJs ativos.

Para Empresas (Pessoa Jurídica):

O Pix Automático será concedido as empresas para receberem e efetuarem pagamentos conforme critérios de aprovação de cada banco. Assim como ocorre com empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito.

Conheça também o Pix agendado recorrente.

Apesar do Pix Agendado já ser oferecido por alguns bancos, a partir de outubro de 2024 a sua disponibilidade aos clientes será obrigatória.

Ainda que o Pix Automático e o Pix Agendado sejam modalidades de pagamento recorrentes, ambos possuem diferenças que os tornam complementares.

No Pix Automático, as instruções de pagamento são sempre fornecidas pela empresa recebedora, mediante autorização prévia do pagador.  

 Por sua vez, no Pix Agendado recorrente, as instruções de pagamento são sempre fornecidas pelo próprio pagador, que poderá ter como destinatário uma empresa ou pessoa física. Nessa modalidade, que se assemelha a uma transferência, pode ser utilizado para pagamentos recorrentes entre pessoas físicas como doações, prestadores de serviço ou aluguéis.

Pix automático x pix agendado

Além do Pix Automático, outros meios de pagamentos populares, como o boleto e DOC, também passaram por grandes mudanças, leia mais em: Novas regras para Boletos e Doc passam a valer a partir de janeiro.

Conclusão

O Pix Automático representa um avanço significativo na modernização dos sistemas de pagamento, trazendo maior agilidade e eficiência tanto para consumidores quanto para empresas.

Em um cenário onde a rapidez e a simplificação dos processos financeiros são essenciais, a Simplifica+ surge como uma ferramenta vital para a transformação digital empresarial.

Ela oferece um conjunto robusto de soluções de autoatendimento para empresas, que se alinham perfeitamente com as inovações trazidas pelo Pix Automático.

Nossos módulos para os departamentos Financeiro, como Segunda Via de Boleto, Pix, Notas Fiscais e Lembrete de Pagamento, permitem uma gestão financeira mais eficiente e uma redução significativa da inadimplência.

Já impactamos 450 mil clientes e economizamos 1 milhão de horas com automação.

Agende agora mesmo uma demonstração da plataforma.


Leave a Comment

ola@simplificamais.com.br | +55 (47) 3370-7625 | +55 (47) 99630-0063 | A Plataforma Simplifica+ é um produto Adapcon