Novas regras para Boletos e Doc passam a valer a partir de janeiro.

Ouça este artigo!

Em 2024, o cenário de pagamentos e transferências bancárias do Brasil vai passar por uma transformação significativa.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) em parceria com Núclea, empresa de tecnologia do setor financeiro, anunciaram mudanças nas regras para boletos e DOC.

A justificativa para as mudanças é concorrência com o PIX criado em 2020 pelo Bacen (Banco Central), o PIX teve uma ascensão meteórica e se consolidou como o método de pagamento preferidos dos brasileiros, ultrapassando até mesmo os tradicionais cartões de crédito.

A facilidade, agilidade e recebimento quase que imediato dos valores fizeram com que o PIX atingisse um recorde de 160 milhões de transações em um único dia.

E são essas vantagens do PIX que a mudanças nos boletos visam replicar.


Boletos: pagamentos serão processados no mesmo dia (D+0)

A partir de 19 de janeiro de 2024, os pagamentos feitos com boletos serão processados no mesmo dia, conhecido como D+0. E para que isso seja possível, a etapa de liquidação será feita em dois horários distintos no decorrer da tarde. 

No início da transição do prazo, até 40% de todos os boletos pagos enviados para compensação serão liquidados no mesmo dia.

A expectativa da Febraban é que o percentual aumente gradativamente até comtemplar todos os pagamentos ainda em 2024.

Atualmente, o processamento do pagamento pode levar até 1 dia útil (D+1).

Mais liquidez e agilidade

Esta atualização é benéfica tanto para quem paga quanto para quem recebe através de boletos.

Para credores como o varejo eletrônico, e-commerce, indústrias ou distribuidoras, que o envio das mercadorias depende da confirmação do pagamento, a mudança vai trazer maior liquidez e melhor experiência para clientes e agilidade nas entregas.

O Fim do DOC

Paralelamente, 2024 marcará também o fim do DOC.

Ativo desde 1985, o DOC deixará de ser oferecido pelos bancos em 29 de fevereiro de 2024. Pessoas físicas e jurídicas terão até 15 de janeiro para agendar envios até a data de encerramento do serviço.

Outra modalidade de transferência que será descontinuada será o TEC (Transferência Especial de Crédito) feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios aos funcionários.

Leia também: Como a Pavei economizou 240h com autoatendimento em apenas 60 dias

Experiência do cliente e transformação digital

As mudanças a serem implementadas nos boletos impactam diretamente a experiência de compra do cliente , e são um exemplo do uso da tecnologia para a evolução de serviços já existentes.

E você também deve utilizar a tecnologia para melhorar a experiência do seu cliente que precisa realizar pagamento via boletos.

Por isso a Simplifica+ aposta na transformação digital oferecendo a solução de autoatendimento 2ª via do boleto.

Agora os seus clientes podem emitir a 2ª via de boletos atualizadas com apenas um clique, sem a necessidade de interação humana, no portal de autoatendimento que funciona 24h por dia, 7 dias por semana.

A solução de autoatendimento 2ª via do boleto já facilitou 1bi em pagamentos e emite mais de 500 mil segundas vias de boletos por mês.

Fale com um consultor e agende uma demonstração agora mesmo.

Falar com Consultor

Leave a Comment

ola@simplificamais.com.br | +55 (47) 3370-7625 | +55 (47) 99630-0063 | A Plataforma Simplifica+ é um produto Adapcon