SaaS: o que é e como simplifica nossa vida

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Foto Ricardo Baehr. Deescrito: o que é Saas? Texto produzido em parceria com Ricardo Baehr. Gestor de produtos e invovação.

Lembra que, alguns anos atrás, para você curtir sua banda favorita era preciso comprar um CD, ter um aparelho, guardar e cuidar bem desse CD (para não riscar) e a cada álbum novo o ciclo se repetia.

Então hoje graças ao SaaS, você pode assinar um serviço streaming de música, como Spotify. É simples e conveniente, funciona com redes móveis, tem incontáveis músicas e artistas tudo na nuvem.

Neste artigo tivemos a colaboração do Ricardo Baehr, nosso Product Owner, que trouxe insights valiosos sobre como empresas podem reduzir custos e escalar resultados com o SaaS.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

O que é SaaS?

SaaS é o acrônimo para Software as a Service, em português Software como serviço.

O SaaS é um modelo de serviço baseado na computação em nuvem que além de entregar os benefícios do software, também permite ao usuário ter acesso a um alto nível de tecnologia, algo que, fora do modelo SaaS seria mais caro e complicado.

Podemos ver o SaaS em ambientes B2B como um sinônimo de melhorias em processos, de redução de custos e de retorno de investimento mais rápido se comparado com softwares tradicionais.

O principal diferencial do SaaS, é que ele simplifica a contratação de um software como um serviço, por meio de um sistema de assinatura, no qual você paga pela utilização e não mais pela aquisição.

Um dos benefícios mais estratégicos do SaaS é estar alinhado à novas tecnologias e permitir às empresas expandirem sua atuação e também melhorar a experiência e a entrega de valor aos seus clientes.

Hoje em dia diversas soluções SaaS ajudam as pessoas e os negócios a simplificar atividades, melhorar processos e facilitar o consumo.

História do SaaS

O modelo de negócio mais parecido com o que conhecemos como SaaS surgiu na década de 60 como uma solução chamada de service bureau.

Um service bureau é uma fornecedora de serviços para negócios.

Inicialmente o termo era usado para descrever serviços baseados em tecnologia para data centers e serviços financeiros, como bancos. Empresas como a IBM forneciam um serviço de conectar e compartilhar software.

A história é um pouco mais técnica e, com pequenos e grandes avanços na computação dos anos 70 aos 90, também as necessidades dos mercados que os services bureaus atendiam mudaram.

Até que com a chegada da internet nos anos 90 vieram mais possibilidades para a tecnologia e para os negócios.

É aí que surge um novo serviço de computação chamada de provedores de serviços de aplicativos (ASP), o qual aumentou o nível de serviço com hospedagem e gerenciamento via internet.

Contudo, os ASPs tinham limitações como oferecer aplicações que exigiam instalação no computador do usuário, problemas estruturais de software que não permitiam escalabilidade, licenciamento e aquisição complicados entre outras questões que comprometiam a eficiência.

Foi então que o SaaS ganhou espaço, com arquitetura de software mais eficiente, instalação e atualização em nuvem, pagamento facilitado entre outros benefícios, proporcionou às empresas uma maneira eficiente de coletar, agrupar e centralizar dados.

História da Adapcon como SaaS

A Adapcon desenvolve softwares estratégicos há mais de 20 anos e nos últimos 5 anos passou a também entregar soluções SaaS.

“Simplificar faz parte da cultura da Adapcon que sempre busca entregar soluções que sejam mais fáceis de usar, mais simples de implantar, e que tragam maiores resultados.” (Ricardo Baehr)

Quais os benefícios do SaaS vs o mercado convencional de software?

No modelo convencional de consumo de software é preciso adquirir a licença do software, instalar o software em um desktop e/ou servidor e manter toda a infraestrutura para o seu funcionamento. Um dos benefícios mais aparentes neste caso é o uso offline da aplicação. Porém para garantir o funcionamento do software, o backup, as atualizações, a segurança e a infraestrutura ficam por conta da empresa, e caso ela possua, da sua equipe de TI.

Segue um exemplo prático dessas diferenças:

“Antigamente para ouvir músicas precisava de um aparelho de som, comprávamos um CD e para continuar ouvindo era preciso cuidar para não riscar, quebrar ou perder, e para ouvir as novas músicas era preciso comprar um CD novo e assim por diante. Hoje em dia você assina um serviço de streaming como o Spotify e tem todas as músicas on e offline e não precisa pagar por novas músicas. Você só ficará sem o serviço caso cancele a assinatura.”

Adquirir software no modelo tradicional exige um alto investimento de dinheiro, tempo e recursos, o que torna a implantação um processo caro e lento. No modelo SaaS o investimento inicial é bem menor, a implantação é rápida e obtenção de resultados a partir do uso acelera o retorno sobre o investimento.

Para ficar mais extraímos do bate papo com o Ricardo os principais benefícios de adotar um SaaS, conforme a seguir:

  • Pague somente pelo que usar;
  • Empresa obtém resultados assim que começa a usar o serviço;
  • Diminui a complexidade de ter e usar software;
  • Empresa não tem necessidade de mão de obra especializada (pois o fornecedor fica responsável por todo esse suporte);
  • Alta garantia de entrega do serviço;
  • Redução de custos operacionais, de manutenção e implantação de software;
  • Não há necessidade de um grande desembolso de dinheiro para obter e usar o serviço;
  • Maior confiabilidade e escalabilidade;
  • Flexibilidade na escala de recursos e preços;
  • Atualização e disponibilidade para os clientes;
  • Recuperação fácil de falhas.

O que as empresas podem esperar do SaaS?

As empresas podem contar com simplicidade na gestão de software, facilidade em vários aspectos, velocidade na implementação, segurança, software sempre atualizado onde a empresa aproveita os últimos recursos lançados.

Empresas podem projetar resultados sem se preocupar com escala, por exemplo: se houve aumento em número de usuários, não precisa aumentar sua infraestrutura.

A própria pandemia proporcionou ao SaaS provar seu valor, pois permite o acesso a tudo que o software proporciona somente com internet estável, o que facilita muito o trabalho remoto.

As plataformas SaaS como a Simplifica+ prezam pela conectividade e são projetadas para que até através de redes de dados móveis como 3G entreguem uma boa experiência para os usuários.

Outra possibilidade apontada pelo Ricardo é que as empresas podem manter times mais enxutos, tanto nos departamentos de negócio porque colhem os benefícios das automatizações entregues pelas soluções SaaS, quanto nas equipes de TI que não precisarão crescer para manter o software em funcionamento.

A empresa não tem o custo de investimento em hadware, e conta com suporte e mão de obra especializada da própria empresa que disponibiliza o SaaS.

SaaS também é inclusão!

Por exemplo: Muitas empresas não teriam condições de comprar a licença de um software de ponta de maneira convencional, ou mesmo que tenham condições, deve ser uma decisão muito bem planejada, pois trata-se de alto investimento. Porém com o modelo SaaS, empresas podem investir menos, com pagamentos mensais e começar a ter resultados logo após o uso, sem aumentar investimento em recursos e equipe.

Lição do artigo

O uso de softwares nos negócios tem por objetivo: melhorar processos, o software como serviço traz o acesso à tecnologia de ponta para empresas de vários portes.

O SaaS é uma tendência e de acordo com pesquisa da Gartner, continua sendo o maior segmento de mercado mundial e deve crescer 23,1% em 2021, atingindo US$ 122,6 bilhões.

Sem falar que com a chegada da pandemia o SaaS superou preconceitos e está consolidando-se no mercado por apoiar o trabalho remoto e permitir que os funcionários das organizações tenham acesso rápido e fácil as aplicações utilizadas no dia a dia.

O SaaS veio para ficar e com tantas possibilidades de crescimento e melhoria em resultados, caso sua empresa ainda não deu o pontapé inicial rumo a transformação digital essa é a hora.

A Simplifica+ é um SaaS focado em autoatendimento e podemos ajudar sua empresa a avançar nessa transformação digital. Fale com um consultor!

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