Planejamento orçamentário: o que é e como fazer sem interrupções?

Ouça este artigo!

O planejamento é o processo de planejar, o que quer dizer estudar antecipadamente para entender uma determinada situação do tempo presente e, ao mesmo tempo prever as situações futuras.

De acordo com o livro princípios da administração:

“O planejamento, é a tomada de decisões, que envolve escolhas entre muitas alternativas.”

Para contextualizar, o livro citado é de 1980 e já nesta época o planejamento era tido como o fator mais importante na administração de empresas, imagine atualmente com o nível de concorrência.

Sendo o planejamento algo tão importante e essencial para as organizações, e ligarmos ao fato ade ser feito por pessoas, vemos a necessidade de priorização de atividades para garantir o processo.

Entenda um pouco mais sobre como o planejamento orçamentário pode ser feito de maneira mais focada eficiente.

O que é um planejamento orçamentário?

O planejamento orçamentário é o meio de prever os lucros, custos, despesas, investimentos e qualquer entrada e saída de dinheiro da empresa para curto, médio e longo prazo.

A questão orçamentária das empresas é muito importante, pois trata diretamente do planejamento financeiro e tudo aquilo que a empresa pretende destinar de suas verbas para melhorar resultados e se destacar no mercado.

Na prática, o resultado desse tipo planejamento é controlar e prepara-se para gastos futuros, identificar se existem gastos desnecessários e equilibrar a projeção de custos com os objetivos da empresa como um todo.

Como se faz um planejamento orçamentário?

Para fazer o planejamento orçamentário o ideal é envolver áreas-chave, como: gestão financeira, controladoria, contabilidade e até gestão administrativa.

Vai depender se a sua empresa tem áreas financeiras bem definidas.

Por exemplo, a controladoria é o setor com informações e recursos dentro da empresa que possa fazer esse trabalho de forma mais eficiente.

Isso porque o departamento financeiro sempre tem diversas atividades operacionais que além de tudo envolvem atender clientes.

Como fazer um planejamento envolve concentração e tomada de decisão, é praticamente impossível planejar e atender demandas da operação.

Para empresas médias e pequenas que precisam manter o bom atendimento mesmo em épocas de planejamento, existe o autoatendimento.

Por exemplo, a Simplifica+ permite que o seu cliente obtenha informações sem precisar falar direto com a operação financeira.

banner-convite-a-conhecer-a-simplificamais

De maneira simplificada o processo envolve :

  • Identificar os objetivos do planejamento;
  • Definir critérios que ajudem a diferenciar seus gastos, custos e despesas;
  • Acordar um prazo;
  • Projetar suas vendas futuras;
  • Tentar prever possíveis deduções;
  • Revisar de tempos em tempos.
  • Monitorar os resultados.

Quais são as três etapas do plano orçamentário?

Execução orçamentária e financeira e acompanhamento. Controle e avaliação.

As fases para realizar o planejamento:

  • Planejamento de vendas;
  • projeção de deduções de vendas;
  • orçamento de custos de produção;
  • orçamento de gastos com pessoal;
  • orçamento de despesas operacionais;
  • orçamento de investimentos.

Quais são os tipos de planejamento orçamentário?

Conforme bem explicado no artigo do blog do Contas online, o planejamento orçamentário passa por algumas fases, como:

  • Planejamento estático: é aquele que não se altera, independentemente dos resultados da empresa.
  • Planejamento flexível: este já pode ser alterado conforme às necessidades de gastos melhores para o orçamento;
  • Planejamento contínuo: neste caso a dinâmica se dá pela frequência de utilização desse planejamento;
  • Planejamento ajustado: como diz o nome, este pode ser ajustado para atualizar-se às necessidades do mercado e do momento financeiro da empresa;
  • Planejamento matricial: aqui a característica é a colaboração entre setores, o que permite uma melhor avaliação de cada centro de custo na definição do orçamento;
  • Planejamento base zero: é usado quando se tem um ponto de partida isento do histórico de financeiro da empresa, ou seja, não são considerados receitas, custos, despesas, investimentos, etc.

Problemas ocasionados pela falta de planejamento

Não é segredo nenhum que a falta de planejamento causa problemas, no entanto, no dia a dia com a demanda de atividades que normalmente só cresce fica difícil perceber que a falta de tempo e organização é decorrência de um planejamento não efetivo.

A revisão de processos é um passo anterior ao planejamento, já que é preciso avaliar seus resultados, sejam ele bons ou ruins.

Nessa etapa é importante usar os dados referente aos resultados obtidos, como indicadores, informações de performance, relatórios, documentos e todos que tragam fontes de conhecimento para tomada decisão.

Por isso é tão importante trabalhar com soluções que favorecem à tomada de decisão, o que chamamos de Data Driven.

|Leia mais sobre Data Drive

Lição do artigo!

A maneira de fazer um planejamento orçamentário mais fluido e assertivo é dar o devido valor a ele, escolher as pessoas certas para realizá-lo e usar o tempo necessário sem interrupções, pois elas sim podem sugar tempo e energia de quem realiza essa missão estratégica que é o planejamento.

A Simplifica + ajudou neste ano equipes financeiras e comerciais a economizar mais de 47mil horas por mês, o que as permitiu focar em atividades importantes de análise e planejamento.

O planejamento orçamentário é uma atividade importante e que precisa ser muito bem pensada, porém de nada adianta um planejamento perfeito se a operação não consegue executá-lo.

Para focar naquilo que é mais estratégico e que realmente fará a sua empresa mover-se no sentido dos seus objetivos, é importante direcionar todo tempo disponível para as ações desenhadas no planejamento.

Minimizando toda e qualquer atividade manual ou que pode ser automatizada.

Somente assim a sua empresa alcançará o sucesso!

Conheça a Simplifica+

Leave a Comment

ola@simplificamais.com.br | +55 (47) 3370-7625 | +55 (47) 99630-0063 | A Plataforma Simplifica+ é um produto Adapcon