Gestão 4.0: a nova liderança das empresas de sucesso!

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mulher sentada em frente ao computador com elementos gráficos de tecnologia referência de gestão 4.0

A gestão 4.0 é um resultado da transformação digital das empresas.

Além disso, melhorar a experiência dos clientes renderá às empresas uma conversão de 65% das interações em autoatendimento até 2025, diz a consultoria Gartner.

E não é segredo que o sucesso da gestão 4.0 está em centrar o foco no cliente!

Se você ainda não sabe o que é a gestão 4.0 ou até sabe e quer ficar atualizado, esse blog pode te ajudar!

O que é uma gestão 4.0?

A gestão 4.0 é o resultado da adaptação que a gestão de empresas inovadoras passa ao apoiar seus processos na tecnologia.

A gestão de empresas que já abraçaram a inovação viu sua eficiência escalar com a chegada da indústria 4.0.

A Industria 4.0 trata-se da 4ª revolução industrial, a qual está em curso.

A mudança de processos com o uso de softwares, hiper conexões, inteligência artificial, cloud computing entre outras tecnologias fazem parte dessa transformação.

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Na prática a função da gestão é administrar negócios, pessoas e recursos, com o objetivo de alcançar determinadas metas.

Já a gestão 4.0 é fundamentada em dois pilares: a modernização da indústria por meio da tecnologia e a observação do comportamento do cliente, conforme a Sydle.

A modernização é um processo natural, mas isso não quer dizer que a sua empresa precisa esperar que a natureza faça esse papel.

Trocadilhos à parte, a tecnologia é um braço da gestão 4.0 que otimiza processos, pessoas, recursos e o melhor alcance de metas.

O outro fundamento da gestão 4.0 é a observação do comportamento do cliente, o gerenciamento de dados a favor dos resultados.

Essa análise de dados dos clientes é essencial, afinal informações são os “segredos de negócio” desta geração.

Nesse cenário veio a necessidade de regulamentar a gestão de dados, devido a incidentes em outros países, surgiram alternativas como a LGPD.

Esse é um cuidado que todas as organizações que trabalham com informações das pessoas precisam ter.

Além de fazer a gestão dos dados, a tecnologia precisa estar dentro das regulamentações.

A tecnologia Data Driven, ou seja, que usam dados para nortear a tomada de decisão, de maneira rápida e escalável ajuda a resolver esses e outros desafios da operação.

As informações são processadas automaticamente, atualizadas em nuvem, acessíveis em quaisquer dispositivos em regime 24/7, entre outros benefícios.

Talvez algumas empresas achem a tecnologia cara, no entanto o atual mercado de SaaS, entrega tecnologia de ponta por um custo acessível.

Como aplicar a gestão 4.0?

Toda empresa usa tecnologia, por mais antiga que a empresa seja, ao menos o e-mail com certeza é usado.

Por que dizer isso?

É que não existe gestão 4.0 sem tecnologia.

Por consequência o primeiro passo é abraçar a tecnologia.

Esse passo é muito importante, estudos da McKinsey e Harvard Business Review dizem que:

“Até 70% das iniciativas de negócios e transformação digital não são bem-sucedidas.”

Isso se deve ao fato de que as empresas não estão de fato preparadas para a transformação digital.

De acordo com estudos um dos grandes vilões é a falta de colaboração entre equipes.

A falta de colaboração e integração entre equipes atrapalha a comunicação, as entregas e por consequência os resultados.

Estudos dizem que a colaboração e integração entre os setores mais críticos para obter sucesso na transformação digital, em percentuais conforme abaixo:

  • TI (95%);
  • vendas e serviços (90%);
  • finanças (88%) e;
  • marketing (85%).

O desafio é desenvolver uma mentalidade ou cultura empresarial voltada ao melhor nível de colaboração entre as pessoas e processos, a partir da tecnologia.

Quase um terço das empresas diz trabalhar com processos altamente complexos, e 37% dizem o mesmo para colaboração externa, segundo SAP.

Ter uma gestão com olhar focado na melhoria constante de processos, já é um começo, mas é também essencial apoiar-se na tecnologia.

Sua empresa ainda não está surfando a onda da indústria 4.0? Podemos te ajudar!

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As empresas que estão mais avançadas na integração das operações estão tendo melhores resultados, pois a tecnologia está presente.

É fundamental gerenciar de forma eficiente os dados da empresa e, em tempos de Big Data (mega dados), é humanamente impossível processar tanta informação.

O desafio é tornar o gerenciamento de mudanças parte integrante do plano de negócios, e não um complemento gerenciado de forma independente, conforme Harvard Business Review.

Quais as características da nova liderança de sucesso?

mulher sentada em frente ao computador com elementos gráficos de tecnologia em um local parecido com um café

Existe um conceito bem atual que trata desse assunto, o customer first ou cliente primeiro.

Por razões óbvias essa ideia trata o cliente como o centro do negócio, dessa forma orienta as decisões e molda o produto de acordo com as necessidades do cliente.

Por isso a gestão 4.0 valoriza seus dois principais clientes, os clientes internos e externos.

Clientes internos são os colaboradores, esses fazem parte da elaboração do bem que sua empresa vende.

Por isso é tão importante a gestão 4.0, pois otimiza a gestão de pessoas com mais agilidade e decisões mais assertivas.

Outra característica dessa nova liderança é o bom relacionamento entre gestores e equipes, a famosa colaboração, citada antes.

Uma das previsões da Gartner sobre tendências para o trabalho em 2022, reforça esse ponto:

“As tarefas gerenciais serão automatizadas, criando espaço para que os gestores construam relacionamentos mais humanos com seus funcionários”

Cuidou do seu cliente interno?

Ótimo, vamos ao cuidado com o seu cliente externo.

O cliente externo é o seu cliente de fato ou os consumidores do produto/serviço.

E, é apenas aqui no texto que os clientes externos aparecem depois, na prática eles vêm antes.

Faz sentido, pois os produtos e serviços existem para resolver os problemas dos clientes.

A gestão 4.0 aqui é caracterizada pela melhor experiência do cliente, entrega real de valor nos processos e produto final.

“As organizações que aprimorarem os canais digitais com o objetivo principal de uma melhor experiência do cliente converterão 65% das interações em autoatendimento.”

 Gartner

Assim os resultados aumentam sem causar problemas na operação, é a forma saudável e eficiente de escalar.

Por exemplo, se uma empresa tiver um ótimo produto, conseguir vender bem, mas não conseguir controlar a demanda e os processos operacionais, temos um problema.

A razão do sucesso da gestão 4.0, vem por centrar o cliente nas decisões, apoiar-se nas tecnologias como automações, autoatendimento, omnichannel entre outras formas de otimizar suas entregas.

Essa tecnologia permite melhor colaboração e integração entre equipes o que ajuda a alcançar mais metas.

Com auxílios dos dados as equipes aumentam seu desempenho, o que torna a empresa mais competitiva no mercado.

Tudo o que falamos aqui faz da gestão 4.0 o futuro das empresas.

Conclusão

A inovação nas empresas é urgente, precisa acontecer agora!

Infelizmente a transformação digital ainda está longe do seu ápice, como já citado, apenas 30% das empresas têm planos voltados à transformação digital e conseguem aplicar com sucesso.

Os dados são tristes por um lado, mas isso não quer dizer que todas as empresas não conseguem aplicar, pelo contrário.

O investimento previsto até 2025 é que seja de US$11,1 trilhões em aplicações de “internet das coisas”, conforme a Mackinsey.

Esse investimento virá para consolidar a industria 4.0.

Como falamos a gestão 4.0 é o modelo alinhado à transição que as empresas estão passando, e as empresas mais adaptadas colherão os melhores resultados.

Não quer ficar de fora né!?

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